Logo R7.com
RecordPlus

Porta-voz do Irã reage à UE e diz que direito internacional não impede país de controlar Ormuz

Kaja Kallas afirmou que o trânsito por vias navegáveis deve permanecer ‘aberto e gratuito’

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O porta-voz do Irã defende o controle do Estreito de Ormuz para evitar agressões militares.
  • Kaja Kallas, da UE, enfatiza que o trânsito deve ser “aberto e gratuito”, alertando sobre precedentes perigosos.
  • Baghaei critica a hipocrisia da UE, questionando sua postura em relação a conflitos envolvendo EUA e Israel.
  • O presidente do Parlamento do Irã, Ghalibaf, menciona progressos nas negociações com os EUA, mas destaca que ainda há diferenças significativas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Declaração de Esmail Baghaei foi resposta a um post da chefe da diplomacia da UE Majid Asgaripour/Reuters - 05.04.2026

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, afirmou neste sábado (18) que nenhuma regra do direito internacional proíbe o país de tomar medidas que impeçam que o Estreito de Ormuz seja usado para agredir Teerã militarmente.

A declaração foi uma resposta a um post da chefe da diplomacia da UE (União Europeia), Kaja Kallas, na qual a líder apontou que sob a lei internacional, o trânsito por vias navegáveis como Ormuz deve permanecer “aberto e gratuito”.


“Qualquer esquema de pagamento por passagem estabelecerá um precedente perigoso para as rotas marítimas globais. O Irã deve abandonar qualquer plano de cobrar taxas de trânsito”, advertiu Kallas em sua conta no X.

Baghaei, por sua vez, defendeu na mesma rede que o Irã, por ser um Estado costeiro, pode tomar as medidas cabíveis para que o Estreito não seja usado para realizar agressões militares contra o país. O porta-voz criticou, ainda, a posição da União Europeia a quem chamou de hipócrita.


Veja mais

“Oh, aquele ‘direito internacional’?! Aquele que a UE tira do armário para dar lições aos outros enquanto silenciosamente dá sinal verde para uma guerra de agressão EUA-Israel - e desvia o olhar das atrocidades contra os iranianos?!”, questionou.

“Poupe-nos dos sermões; o fracasso crônico da Europa em praticar o que prega transformou seu discurso de ‘direito internacional’ em hipocrisia máxima”, acusou Baghaei.


Segundo ele, a “ficção” de uma passagem de trânsito incondicional “navegou” no momento em que a agressão dos EUA e de Israel contra o Irã trouxe ativos militares para “o quintal” do estreito.

Ghalibaf: ainda há “grande distância” entre EUA e país em negociações

O presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, afirmou que, embora Estados Unidos e o país persa tenham feito progressos nas negociações, ainda há uma “distância significativa” a ser percorrida. “Devemos obter garantias de que os EUA ou a ‘entidade sionista’ não iniciarão uma guerra contra o Irã novamente”, disse Ghalibaf, referindo-se a Israel, em entrevista transmitida há pouco pela TV estatal iraniana.


Segundo o principal negociador do governo iraniano, as delegações de negociação de Washington e Teerã têm, agora, “uma compreensão mais pragmática” uma da outra. Restam ainda, porém, “diferenças significativas” na posições das duas partes, comentou.

Ainda sobre as negociações, Ghalibaf disse que os EUA não alcançaram seus objetivos por meio de avisos e prazos e, por isso, começaram a enviar mensagens ao Irã através de intermediários.

O país persa, por sua vez, teria aceitado o cessar-fogo temporário para forçar Washington a atender as demandas iranianas. Já o presidente Donald Trump teria concordado com a trégua, de acordo com ele, porque o Irã foi o vencedor no campo de batalha.

“Trump não alcançou seu objetivo de mudar o regime e destruir nossas capacidades ofensivas e de mísseis, e o Irã não é a Venezuela”, declarou o líder do parlamento iraniano.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.