Logo R7.com
RecordPlus

Putin adverte que será difícil União Europeia voltar ao mercado alimentício russo

O líder proibiu as importações de alimentos, frutas e verduras ocidentais em resposta às sanções 

Internacional|Do R7

  • Google News
Os analistas consideram que a proibição às importações introduzida pelo Kremlin provocará um aumento dos preços
Os analistas consideram que a proibição às importações introduzida pelo Kremlin provocará um aumento dos preços

O presidente russo, Vladimir Putin, advertiu neste domingo (31) à União Europeia que será difícil voltar ao mercado russo, uma vez este for ocupado por empresas latino-americanas e asiáticas.

— O perigo para nossos tradicionais fornecedores é que quando uma companhia muda em um mercado, neste caso no russo, voltar vai ser muito difícil depois, se não impossível, disse Putin em entrevista à televisão pública russa.


Na opinião do líder, "as companhias europeias compreendem isso, por isso que estão muito decepcionadas com seus governos" pela política de sanções contra Moscou.

Putin chama Ucrânia para abrir negociações sobre modelo de estado


União Europeia pode ampliar sanções contra a Rússia, diz presidente da Comissão Europeia

Putin, que proibiu as importações de alimentos, frutas e verduras ocidentais em resposta às sanções contra a Rússia por seu papel no conflito ucraniano, reconheceu que, "infelizmente" os produtores russos não podem cobrir essas importações.


— Por isso, agora trabalhamos com outros produtores estrangeiros. São países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile. Também com nossos parceiros asiáticos: produtores chineses e de outros países, disse.

E qualificou de "irrisórias" as tentativas europeias de convencer esses países a não exportarem sua produção ao mercado russo.


Presidente da Ucrânia espera progresso nas negociações de paz

— É difícil imaginar que os homens de negócios não aproveitem a ocasião para entrar no nosso mercado, assinalou. Nos supermercados moscovitas já se nota a escassez de produtos europeus, especialmente frutas (cítricas e maçãs), verduras (tomates e pimentões) e lácteos (queijos e iogurtes).

Os analistas consideram que a proibição às importações introduzida pelo Kremlin provocará um aumento dos preços, apesar das tentativas do governo para impedí-lo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.