Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin classifica explosão em ponte da Crimeia de 'ato terrorista'

Estrutura é importante rota de transporte de armamentos para o Exército russo

Internacional|Do R7

Ponte da Rússia em chamas na Crimeia
Ponte da Rússia em chamas na Crimeia Ponte da Rússia em chamas na Crimeia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou neste domingo (9) o serviço secreto ucraniano de ter provocado a forte explosão que danificou no sábado (8) a ponte da Crimeia e classificou o incidente de "ato terrorista" contra uma infraestrutura importante.

"Os autores, os executores e os patrocinadores são o serviço secreto ucraniano", declarou Putin durante reunião com o chefe do Comitê de Investigação russo, conforme citam agências de notícias russas.

Inicialmente a Rússia evitou acusar a Ucrânia, mas Putin mudou sua posição em relação ao incidente. Especulou-se que poderia ter sido um míssil, mas acabou se descobrindo que o causador da explosão foi um caminhão-bomba. No próprio sábado, a Rússia não acusou de pronto a Ucrânia, mas Putin sugeriu que seria um ato do país vizinho.

A Ucrânia, por sua vez, negou sua participação e disse que o caminhão veio da própria Rússia. "Convém assinalar que o caminhão que explodiu, segundo todos os indícios, subiu na ponte pelo lado russo. É na Rússia que vocês devem procurar respostas", disse o conselheiro da Presidência ucraniana Mikhailo Podoliak.

Publicidade

A ponte liga o território russo à península ucraniana que foi anexada por Putin em 2014. Atualmente, a estrutura é uma rota importante para levar armamentos e mantimentos aos soldados russos que lutam na guerra.

O ataque matou três pessoas que estavam dentro de um carro quando aconteceu a explosão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.