‘Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho’, diz Bolsonaro
Ex-presidente brasileiro parabenizou o estadunidense pela ‘vitória épica’ após Trump se declarar eleito
Internacional|Bruna Lima, do R7, em Brasília
Referindo-se a Donald Trump como “amigo”, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (6) que o presidente eleito conquistou uma “vitória épica” rumo à Casa Branca. “Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho”, continuou o brasileiro. A avaliação ocorreu após o estadunidense se declarar eleito.
No comunicado publicado pelas redes sociais, Bolsonaro ainda disse que o provável resultado simboliza o “ressurgimento de um verdadeiro guerreiro”. Ele lembrou do processo eleitoral enfrentado por Trump em 2020 e se referiu ao caso como uma “injustificável perseguição judicial”.
Parte da declaração foi usada por Bolsonaro para fazer um paralelo com a situação brasileira e incentivar os eleitores aliados a fortalecer a direita no país. “Esta vitória encontrará eco em todos os cantos do mundo, impulsionando não apenas os Estados Unidos, mas também o fortalecimento da direita e dos conservadores em muitos outros países”, escreveu, chamando os “compatriotas” a verem “neste exemplo a força para jamais se dobrarem”.
Diferente de Bolsonaro, o adversário político e presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não havia se manifestado sobre as eleições norte-americanas até as 7h desta quarta-feira (6). Lula chegou a declarar a preferência por Kamala Harris, democrata e oponente de Trump pela Casa Branca.