Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Quem é o ‘Capitão Canadá’ que enfureceu Trump ao aumentar tarifas elétricas nos EUA

Líder canadense acumula embates com presidente dos EUA após anúncio de tarifas

Internacional|Do R7

Douglas Robert Ford é um empresário e político canadense que atua como 26º premiê da província canadense de Ontário, desde 29 de junho de 2018
Douglas Robert Ford é um empresário e político canadense que atua como 26º premiê da província canadense de Ontário, desde 29 de junho de 2018 Reprodução/MSNBC

O primeiro-ministro da província canadense de Ontário, Doug Ford, ganhou um novo apelido e atraiu a ira de Donald Trump ao anunciar uma sobretaxa sobre a exportação de eletricidade para os Estados Unidos.

A medida, divulgada na segunda-feira (10), adiciona um aumento de 25% nas tarifas alfandegárias para a energia fornecida aos estados de Nova York, Michigan e Minnesota.

A decisão impacta cerca de um milhão e meio de consumidores norte-americanos e deve gerar aproximadamente 280 milhões de dólares canadenses para Ontário.

Ford argumenta que esse montante será utilizado para apoiar empresas e trabalhadores afetados pelas turbulências econômicas recentes. O líder canadense foi ainda mais longe, ameaçando cortar completamente o fornecimento de eletricidade caso Trump não recue na política tarifária.


Leia mais:

Trump, por sua vez, reagiu com fúria em sua rede social, Truth Social, acusando o Canadá de abusar das tarifas e intensificar a disputa comercial entre os dois países.

Confronto direto com Trump

Doug Ford não é estranho aos embates com o presidente norte-americano. Apesar de inicialmente ter celebrado a eleição de Trump, o líder de Ontário passou a adotar uma postura mais combativa à medida que os interesses canadenses foram atingidos.


Em um gesto simbólico, Ford cancelou um contrato de quase US$ 100 milhões com a Starlink, empresa de Elon Musk, que deveria fornecer internet rápida para regiões remotas da província.

Ele também determinou a retirada de bebidas alcoólicas norte-americanas das lojas estatais e proibiu empresas dos EUA de participarem de licitações governamentais. Essas atitudes lhe renderam popularidade dentro do Canadá e ajudaram em sua recente reeleição para um terceiro mandato consecutivo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.