Quem é o deputado escocês acusado de esconder câmera em banheiro do parlamento
Colin Smyth também teria posse de imagens indecentes de crianças; ele foi suspenso do partido e teve acesso ao Parlamento revogado
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O deputado escocês Colin Smyth, de 52 anos, foi acusado de instalar uma câmera escondida em um banheiro do Parlamento da Escócia, em Holyrood. A denúncia veio à tona na noite de quinta-feira (28), após o jornal escocês Daily Record publicar a informação, que foi confirmada por outras mídias locais.
Smyth, que já havia sido suspenso pelo Partido Trabalhista Escocês no início de agosto devido a uma investigação por posse de imagens indecentes de crianças, teve seu passe de acesso ao Parlamento revogado na mesma noite da nova acusação.
Segundo o diretor executivo do Parlamento Escocês, David Gill, a decisão foi tomada pelo Órgão Corporativo Parlamentar Escocês (SPCB) em razão das “graves acusações criminais” e da investigação em andamento conduzida pela Polícia da Escócia.
Leia mais
A polícia realizou uma busca na residência de Smyth em Dumfries no dia 5 de agosto, onde inspecionou o celular e o computador do político. Ele foi preso na mesma data, acusado de posse de imagens indecentes de crianças, e liberado posteriormente.
Segundo a mídia local, Smyth deverá comparecer ao Tribunal do Xerife de Dumfries em data ainda não divulgada para responder por essa acusação e, agora, também pela instalação da câmera no banheiro.
“Ações rápidas foram tomadas após tomarmos conhecimento dessas graves alegações. Colin Smyth, MSP, é um parlamentar independente. Não podemos comentar mais sobre esses acontecimentos profundamente preocupantes enquanto os processos judiciais estiverem em andamento”, disse um porta-voz do Partido Trabalhista Escocês após as denúncias, segundo o jornal britânico The Sun.
O site do Parlamento Escocês agora lista Smyth como deputado independente.
Smyth, eleito pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2021, divulgou um comunicado na semana passada sobre a primeira acusação. “Esses eventos foram um choque e este é um momento profundamente estressante. Estou cooperando totalmente com quaisquer investigações e espero que o assunto possa ser resolvido rapidamente.”
Ele pediu respeito à privacidade da família e de amigos, mas ainda não se pronunciou sobre a nova denúncia envolvendo a câmera, segundo a imprensa local. As contas nas redes sociais e o site pessoal dele estão desativados.
O Parlamento Escocês informou que serviços de apoio confidenciais estão disponíveis para deputados e funcionários de Holyrood que possam estar abalados com as acusações.
Perguntas e Respostas
Quem é Colin Smyth e quais são as acusações contra ele?
Colin Smyth é um deputado escocês de 52 anos, acusado de instalar uma câmera escondida em um banheiro do Parlamento da Escócia, em Holyrood. As denúncias surgiram após a publicação de informações pelo jornal escocês Daily Record, confirmadas por outras mídias locais.
Qual foi a reação do Partido Trabalhista Escocês?
Colin Smyth já havia sido suspenso pelo Partido Trabalhista Escocês no início de agosto devido a uma investigação por posse de imagens indecentes de crianças. Após as novas acusações, seu acesso ao Parlamento foi revogado na mesma noite.
O que a Polícia da Escócia fez em relação ao caso?
A Polícia da Escócia realizou uma busca na residência de Smyth em Dumfries no dia 5 de agosto, onde inspecionou seu celular e computador. Ele foi preso na mesma data, acusado de posse de imagens indecentes de crianças, e liberado posteriormente.
Quando Colin Smyth deve comparecer ao tribunal?
Colin Smyth deverá comparecer ao Tribunal do Xerife de Dumfries em uma data ainda não divulgada para responder pela acusação de posse de imagens indecentes de crianças e pela instalação da câmera no banheiro.
Qual foi a declaração do Partido Trabalhista Escocês sobre as acusações?
Um porta-voz do Partido Trabalhista Escocês afirmou que "ações rápidas foram tomadas após tomarmos conhecimento dessas graves alegações" e que Colin Smyth é agora um parlamentar independente. O partido não pode comentar mais sobre os acontecimentos enquanto os processos judiciais estiverem em andamento.
Como Colin Smyth se manifestou sobre as acusações?
Colin Smyth divulgou um comunicado na semana passada sobre a primeira acusação, afirmando que os eventos foram um choque e que está cooperando totalmente com as investigações, esperando que o assunto possa ser resolvido rapidamente. Ele pediu respeito à privacidade de sua família e amigos, mas ainda não se pronunciou sobre a nova denúncia envolvendo a câmera.
O que o Parlamento Escocês está fazendo em resposta às acusações?
O Parlamento Escocês informou que serviços de apoio confidenciais estão disponíveis para deputados e funcionários de Holyrood que possam estar abalados com as acusações.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















