Fronteira entre o Egito e Gaza será reaberta na sexta-feira
Informação foi divulgada por um veículo de imprensa egípcio, citando fontes da inteligência daquele país
Internacional|Do R7, com AFP
A passagem fronteiriça de Rafah, único ponto de trânsito para a Faixa de Gaza não controlado por Israel, será aberta na sexta-feira (20) para permitir o encaminhamento de ajuda humanitária para o território palestino, anunciou um veículo da mídia próximo dos serviços de inteligência egípcios nesta quinta-feira (19).
Citando "fontes", o canal AlQahera News afirma que "Rafah abrirá amanhã", sexta-feira, sem dar mais detalhes.
Na quarta-feira à noite, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse ter obtido um compromisso de seu homólogo egípcio para que "até 20 caminhões" atravessem essa passagem. O número é considerado insuficiente pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Quase 150 caminhões de ajuda humanitária estão no posto de fronteira de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, há vários dias, aguardando a liberação da passagem.
Os veículos transportam a ajuda que chega do Egito ou de outras partes do mundo em aviões que pousam no aeroporto de Al Arish, capital da província egípcia do norte do Sinai, a quase 40 km de Rafah.
O Egito começou hoje a pavimentar e reparar a estrada da passagem de Rafah, que liga a península do Sinai à Faixa de Gaza, antes da anunciada abertura da travessia para a entrada de ajuda humanitária. O sul do enclave palestino foi alvo de ataques aéreos de Israel nos últimos dias.