Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Record TV em Moçambique ganha prêmio de jornalismo 

Reportagem da TV Miramar abordou a violência e os abusos sofridos pela mulher moçambicana durante a pandemia

Internacional|Do R7

A reportagem "O grito delas", exibida no programa Contacto Directo, da TV Miramar, emissora da Record TV em Moçambique, ficou em primeiro lugar no concurso de Jornalismo Moza Banco. Em disputa, trabalhos jornalísticos com o tema “Violência Baseada no Género em Tempos de Covid-19”.

A reportagem, sensível e necessária, mostra o agravamento da violência contra mulheres moçambicanas no período de confinamento. Ela traz histórias emocionantes de mulheres que sofreram agressões físicas, psicológicas e econômicas desde o início da pandemia. Segundo a reportagem, o confinamento agravou uma questão cultural no país: o conceito de que o homem é dono da casa e tem o direito de fazer o que quiser com a esposa. A Miramar deu luz ao assunto e foi ao encontro das vítimas para ouvir "o grito delas", além de desmistificar o assunto e trazer histórias impressionantes.

Entrega do prêmio: denúncia de violência contra as mulheres em tempos de confinamento
Entrega do prêmio: denúncia de violência contra as mulheres em tempos de confinamento Entrega do prêmio: denúncia de violência contra as mulheres em tempos de confinamento

A reportagem, exibida no dia 24 de outubro, foi gravada nas províncias de Maputo e Gaza, onde se registraram os maiores índices de casos de violência de gênero no país, de acordo com dados do Gabinete de Atendimento à Família de Moçambique.

Neste ano, a TV Miramar, Record TV em Moçambique, também ganhou outros dois prêmios: o Concurso Nacional de Jornalismo para Água, Saneamento e Mudanças Climáticas 2021 e o Prêmio de Jornalismo “Conhecer Moçambique através dos Números”, do Instituto Nacional de Estatística.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.