Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia contraria EUA e diz que não provocou queda de drone

Segundo o Ministério da Defesa de Moscou, veículo não tripulado norte-americano fez 'manobra brutal' e caiu no mar sozinho

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Caças russos SU-27 interceptaram drone norte-americano que sobrevoava o mar Negro
Caças russos SU-27 interceptaram drone norte-americano que sobrevoava o mar Negro Caças russos SU-27 interceptaram drone norte-americano que sobrevoava o mar Negro

O Ministério da Defesa da Rússia deu versão diferente da apresentada pelos Estados Unidos em relação ao incidente que envolveu um drone de Washington e dois caças de Moscou nesta terça-feira (14). De acordo com a pasta, as aeronaves russas apenas "interceptaram" o veículo norte-americano, sem causar sua queda.

"Após uma manobra brutal [...] o drone MQ-9 iniciou um voo descontrolado, com perda de altitude, e colidiu com a superfície da água", disse o Ministério da Defesa da Rússia, afirmando que os dois caças não dispararam ou não tiveram "contato" com o drone.

A versão norte-americana, por outro lado, afirma que os caças SU-27 Flanker fizeram movimentos bruscos e despejaram combustível no MQ-9. Em seguida, um dos jatos russos teria danificado a hélice traseira do drone, que sobrevoava águas internacionais.

"Várias vezes antes da colisão, os SU-27 despejaram combustível e voaram na frente do MQ-9 de maneira imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional. Este incidente demonstra falta de competência, além de ser inseguro e pouco profissional", disse o general norte-americano James B. Hecker.

Publicidade

Por meio do porta-voz Ned Price, o Departamento de Estados dos EUA informou que o embaixador russo foi convocado para prestar esclarecimentos sobre o incidente, que escalona ainda mais a tensão entre os dois países.

Tanto Vladimir Putin quanto Joe Biden ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Kim Jong-un ameaça mundo com mísseis

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.