Internacional Terremoto de magnitude 5,6 deixa ao menos 130 mortos no Nepal

Terremoto de magnitude 5,6 deixa ao menos 130 mortos no Nepal

Tremor teve seu epicentro 42 quilômetros ao sul de Jumla, perto da fronteira com o Tibete

AFP
Distritos de Jajarkot e Rukum foram atingidos pelo choque

Distritos de Jajarkot e Rukum foram atingidos pelo choque

BALKUMAR SHARMA/AFP - 04/11/2023

Mais de 130 pessoas morreram nesta sexta-feira (3) após um terremoto de magnitude 5,6 atingir o oeste do Nepal. Autoridades locais dizem ter deslocado forças de segurança para ajudar nos esforços de resgate.

O terremoto teve seu epicentro a 42 quilômetros ao sul de Jumla, perto da fronteira com o Tibete, e foi localizado a apenas 18 quilômetros de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Autoridades contabilizam mais de 100 feridos

Autoridades contabilizam mais de 100 feridos

PRAKASH MATHEMA/AFP - 03.11.2023

"Noventa e duas pessoas morreram em Jajarkot, e 40 em Rukum", disse o porta-voz do Ministério do Interior, Narayan Prasad Bhattarai, referindo-se aos dois distritos mais atingidos pelo choque. O porta-voz da polícia nacional, Kuber Kathayat, afirma que as autoridades contabilizaram mais de cem feridos nesses dois distritos.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

As casas de barro desabaram ou ficaram gravemente danificadas, e os sobreviventes se abrigaram do lado de fora, onde se podia ouvir as sirenes de veículos de emergência. A vibração foi sentida na capital da Índia, Nova Déli, que fica a quase 500 quilômetros do epicentro.

O chefe de polícia do distrito de Rukum West, Namraj Bhattarai, disse que pelo menos 36 pessoas morreram e 85 ficaram feridas em sua jurisdição. "Estamos trabalhando nas operações de resgate", acrescentou.

O responsável pelo distrito vizinho de Jajarkot, Suresh Sunar, disse à AFP que naquela área "26 pessoas morreram e muitas estão feridas". "Ainda é noite e é difícil obter todas as informações", acrescentou. "O número de vítimas pode aumentar", alertou.

Vídeos e fotografias postados nas redes sociais mostraram moradores locais escavando os escombros de edifícios destruídos no meio da noite em busca de sobreviventes.

Últimas