Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tropas russas expulsam forças ucranianas do centro da cidade de Severodonetsk

Apesar da vitória parcial da Rússia, as forças da Ucrânia permanecem em confronto na região

Internacional|

Tanque ucraniano próximo à cidade de Severodonetsk na manhã desta segunda (13)
Tanque ucraniano próximo à cidade de Severodonetsk na manhã desta segunda (13) Tanque ucraniano próximo à cidade de Severodonetsk na manhã desta segunda (13)

As tropas russas expulsaram o Exército ucraniano do centro de Severodonetsk, cidade estratégica do leste do país invadido e cenário de combates há várias semanas, anunciou nesta segunda-feira (13) o Estado-Maior da Ucrânia.

"Com apoio da artilharia, o inimigo executou um ataque a Severodonetsk, obtendo triunfo parcial ao expulsar nossas unidades do centro da cidade. Os combates continuam", informou o Exército em um comunicado no Facebook.

Sergiy Gaiday, governador da região de Lugansk — onde Severodonetsk é o centro administrativo para a parte controlada pelas autoridades ucranianas —, confirmou que as forças ucranianas foram expulsas do centro da cidade.

"Os combates nas ruas prosseguem (...) os russos continuam destruindo a cidade", afirmou em uma mensagem no Facebook, ao lado de imagens de edifícios destruídos ou em chamas.

Publicidade

A fábrica de produtos químicos Azot, onde civis estão refugiados, foi alvo de bombardeios russos. Instalações de purificação foram atingidas pelos projéteis, acrescentou o governador.

Na cidade vizinha de Lysychansk, três civis, incluindo uma criança de 6 anos, morreram vítimas dos bombardeios das últimas 24 horas, afirmou Gaiday.

Para as tropas de Moscou, controlar Severodonetsk abriria o caminho para assumir o comando de outra grande cidade do Donbass, Kramatorsk, uma etapa importante para conquistar toda a região de fronteira com a Rússia, que já está parcialmente nas mãos dos separatistas pró-Rússia desde 2014.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.