Logo R7.com
RecordPlus

Trump diz que Brasil se tornou ‘politicamente perigoso’ e critica: ‘Prenderam o Bolsonaro Jr.’

Trump afirmou ainda que a disputa no Brasil se tornou ‘bruta’ e comparou o episódio à política americana

Internacional|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Donald Trump classificou o ambiente político brasileiro como "perigoso" e "desagradável".
  • Trump confundiu a situação de Eduardo Bolsonaro, afirmando equivocadamente que ele havia sido preso.
  • Eduardo Bolsonaro foi condenado pelo STF, mas ainda não foi detido.
  • Trump comparou a disputa política no Brasil com a política americana, mencionando alegações de fraude eleitoral nos EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

U.S. President Donald Trump holds a press conference during the G7 Summit in Evian-les-Bains, France, June 17, 2026. REUTERS/Evelyn Hockstein
Trump se confundiu ao falar dos filhos de Bolsonaro Evelyn Hockstein/Reuters - 17.6.2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou nesta quarta-feira (17) o ambiente político brasileiro como “perigoso” e “desagradável” e se confundiu ao comentar a situação envolvendo o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Durante entrevista coletiva concedida após o encerramento da cúpula do G7, realizada na França, o republicano afirmou, de forma equivocada, que “Bolsonaro Jr.” havia sido preso por fazer uma declaração no Texas.


Trump respondeu a uma pergunta sobre sua conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem se reuniu durante o encontro de líderes do G7. “Passei bastante tempo com ele, na verdade. O país ficou um pouco complicado, não é? Politicamente, ficou um pouco perigoso”, afirmou, referindo-se ao Brasil.

Veja Também

Na sequência, Trump disse ter recebido informações sobre o caso envolvendo um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro.


“Ouvi dizer que prenderam alguém que está concorrendo a um cargo hoje. Fiquei sabendo disso depois que saímos. Eu tinha acabado de me despedir dele [Lula] e ouvi dizer que prenderam o Bolsonaro Jr. Ele estava indo bem nas pesquisas e o prenderam porque fez uma declaração no Texas. Prenderam ou querem prendê-lo. Existe alguma ordem para prendê-lo”, declarou.

Trump aparentemente confundiu a situação jurídica de Eduardo. Nesta terça-feira (16), a Primeira Turma do STF condenou o ex-deputado pelo crime de coação no curso do processo. Ele recebeu uma pena de quatro anos e dois meses de prisão, mas ainda não foi detido.


Além disso, Eduardo não deve concorrer nas eleições deste ano, já que foi declarado inelegível pelo Supremo. Quem é pré-candidato à Presidência é o irmão dele, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Os ministros entenderam que o ex-parlamentar atuou nos Estados Unidos para pressionar autoridades americanas a impor sanções contra ministros do STF e tentar interferir no julgamento da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, processo no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado.


Ao comentar o cenário político brasileiro, Trump afirmou ainda que a disputa no país se tornou “bruta” e comparou o episódio à política americana.

“Eles jogam muito duro, mas ninguém joga mais duro do que os Estados Unidos. Veja, nossas eleições são totalmente fraudadas”, afirmou, repetindo alegações já feitas por ele sobre o sistema eleitoral americano.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.