Trump diz que EUA vão discutir taxas de importação para carros, chips e produtos farmacêuticos
Presidente fez declaração ao anunciar imposto de 25% sobre as importações de aço e alumínio pelo país
Internacional|Do R7

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (10) que o país vai estudar a implementação de tarifas sobre a importação de itens como carros, chips e produtos farmacêuticos. A declaração foi feita durante a assinatura de uma ordem executiva que estabeleceu imposto de 25% sobre as importações de aço e alumínio pelo país.
“Falaremos sobre outros assuntos, como carros. Falaremos sobre drogas e produtos farmacêuticos. Discutiremos chips e faremos outras coisas além disso. Tudo isso trará muitos empregos para o nosso país. Carros será um assunto muito grande e muito importante, e os Estados Unidos serão mais fortes do que nunca”, disse Trump.
leia mais
O presidente dos EUA comentou que o país fabrica alguns dos “melhores carros do mundo” e algumas empresas “nos proíbem de vender esses carros em seus países”.
“Mas eles nos vendem carros, eles nos enviam carros, e nós não fazemos isso [proibir a venda]. Nós não cobramos nada ou 2,5%, e eles estarão cobrando 100%, eles estarão cobrando muito mais do que isso. Então, eu acho que esses dias acabaram”, garantiu.
Segundo Trump, “a coisa mais importante é a reciprocidade”. “Queremos que as tarifas sejam justas. Se eles cobrarem de nós, nós cobraremos deles.”
Tarifas sobre aço e alumínio
Ao anunciar as tarifas sobre aço e alumínio, o presidente dos EUA afirmou que “nossa nação exige que o aço e o alumínio sejam feitos nos EUA, não em terras estrangeiras”.
“Precisamos criar [o imposto] para proteger o ressurgimento futuro da manufatura e produção dos EUA em nosso país, algo que não se via há muitas décadas. É hora de nossas grandes indústrias retornarem aos Estados Unidos”, destacou.
Trump pontuou que a medida vai ampliar o número de empregos nos EUA. “Traremos de volta as indústrias, traremos de volta nossos empregos e faremos a indústria americana ótima novamente. Então, essencialmente, estamos colocando uma tarifa de 25% sem exceção em todo o alumínio e todo o aço, e isso significará que muitas empresas abrirão nos Estados Unidos”, frisou.
“Proteger nossas indústrias de aço e alumínio é essencial, e hoje estou simplificando nossas tarifas para que todos possam entender exatamente o que isso significa. São 25% sem exceções ou isenções, e isso é para todos os países, não importa de onde venha. Todos os países”, completou Trump.
Segundo ele, se os produtos forem feitos nos Estados Unidos, não haverá tarifa. “Tudo o que você precisa fazer é fazer nos Estados Unidos. Não precisamos de outro país. Por exemplo, Canadá, se fizermos nos Estados Unidos, não precisamos que seja feito no Canadá. Teremos os empregos.”