União Europeia convoca reunião de emergência para discutir ameaça de tarifaço dos EUA
Embaixadores dos 27 países do bloco vão se encontrar em Bruxelas para debater resposta a Trump, que quer anexar a Groenlândia
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Os 27 países da União Europeia vão enviar representantes a Bruxelas, na Bélgica, neste domingo (18), para uma reunião de emergência para discutir uma resposta aos Estados Unidos, que ameaçam taxar em 10% os membros do bloco.
A medida faz parte da ofensiva do presidente Donald Trump para anexar a Groenlândia ao território americano. Em troca, ele oferece uma compensação em dinheiro. As taxas podem subir a 25% até 1º de junho.
Os países que rejeitarem o acordo estão sujeitos às tarifas, que entram em vigor em 1º de fevereiro, segundo post do mandatário americano numa rede social.

Ontem, os líderes europeus criticaram Trump pela escalada no discurso sobre o futuro da Groenlândia, um território autônomo no Ártico que pertence à Dinamarca.
O tarifaço terá como alvo a própria Dinamarca, além da Noruega, Suécia, França, Alemanha, Países Baixos, Finlândia e Reino Unido – todos já taxados por Trump anteriormente.
Os países citados por Trump no sábado advertiram que um ataque a um país-membro da Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte) poderia provocar o colapso da aliança militar. Dinamarca e EUA fazem parte da organização.
As tarifas minam a prosperidade dos dois lados do Oceano Atlântico e a entrega nas mãos da China e da Rússia, avisou o chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, em uma rede social.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp










