União Europeia se compromete a receber 40 mil afegãos
Alemanha, Espanha, França, Holanda e Suécia abrirão as fronteiras a refugiados de diversos países, além do Afeganistão
Internacional|Do R7
Quinze países da União Europeia se comprometeram a receber cerca de 40 mil afegãos, anunciou a comissária europeia para Assuntos Internos, Ylva Johansson, após reunião dos ministros do Interior do bloco em Bruxelas.
"Quinze Estados-membros se comprometeram a oferecer proteção a 40 mil afegãos", informou a comissária em entrevista coletiva, chamando o acordo de um "impressionante ato de solidariedade".
O Ancur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) calculou em outubro que cerca de 85 mil afegãos precisariam ser realocados dos países vizinhos ao Afeganistão, para onde fugiram nos últimos 5 anos, e pediu aos Estados da União Europeia que recebessem a metade.
A Comissão não especificou o período de acolhimento dos refugiados.
A Alemanha receberá o maior número de refugiados do Afeganistão, aproximadamente 25 mil. A França prometeu receber 2.500 afegãos, além de 5.000 outros refugiados de várias nacionalidades, de acordo com um documento ao qual a AFP teve acesso.
A Holanda receberá 3.159 afegãos e 1.915 de outras nacionalidades, a Espanha, 2.500 e 1.200, e a Suécia, 1.500 e 4.200, respectivamente.
Os Estados-membros da União Europeia já evacuaram cerca de 28 mil pessoas do Afeganistão desde que o Talibã voltou ao poder em meados de agosto, de acordo com a Comissão.