Robô jogador de tênis de mesa com IA ultrarrápida assombra o mundo ao vencer atletas de elite
Ace venceu três de cinco partidas contra competidores renomados e perdeu duas contra profissionais, com o nível mais alto de habilidade
Internacional|Do R7
Um robô jogador de tênis de mesa autônomo, apelidado de Ace, alcançou um marco para a inteligência artificial e a robótica em Tóquio, no Japão, ao competir e, por vezes, derrotar humanos de alto nível do esporte. Essa façanha pode ser o pontapé inicial de uma série de outras aplicações para robôs com habilidades semelhantes.
Ace, criado pela divisão de pesquisa de uma empresa japonesa que fabrica eletrônicos, é o primeiro robô a atingir o nível de desempenho de um especialista em um esporte físico competitivo, que exige decisões rápidas e execução precisa, afirmou o líder do projeto.
Ace conseguiu isso empregando percepção de alta velocidade, controle baseado em inteligência artificial e um sistema robótico de última geração.
Existem diversos robôs jogadores de pingue-pongue criados desde 1983, mas, até agora, eles não conseguiam rivalizar com competidores humanos habilidosos.
Ace mudou esse cenário com seu desempenho contra jogadores humanos de elite e profissionais em partidas que seguem as regras da Federação Internacional de Tênis de Mesa, órgão regulador do esporte, e acompanhadas por árbitros licenciados.
Em um estudo detalhado sobre as conquistas de Ace, publicado na quarta-feira (22) na revista científica Nature, Ace venceu três de cinco partidas contra jogadores de elite em abril de 2025 e perdeu duas partidas contra profissionais, o nível mais alto de habilidade no esporte.
Empresas do mundo todo estão avançando com robôs. No domingo (19), por exemplo, robôs superaram corredores humanos em uma meia maratona em Pequim.
As imagens são da agência Reuters.
Últimas

Homens são atingidos por teto de casa na Índia
Vítimas denunciam possíveis falhas na construção; um dos moradores teve ferimentos graves
Veja o momento em que foguete da Blue Origin explode durante teste em solo
Bilionário Jeff Bezos, fundador da empresa, afirmou que todos os funcionários estão "contabilizados e em segurança”

Socorristas se emocionam após encontrar desaparecidos em caverna no Laos; veja imagens
Sete pessoas entraram na caverna na semana passada em busca de ouro, mas acabaram presas no local

Tempestade de granizo deixa carros destruídos nos Estados Unidos; veja o vídeo
Alguns motoristas tiveram ferimentos leves durante o temporal; pedras de gelo tinham o tamanho de bolas de golfe

Barra de 145 kg cai sobre homem e quase esmaga seu pescoço durante treino em academia
Apesar do susto, o rapaz conseguiu rolar para o lado e escapar com apenas ferimentos leves

Caminhão carregado com tijolos tomba e por pouco não esmaga homem
Motorista perdeu o controle do veículo ao fazer uma curva; carga se espalhou pela via

Galinha impressiona ao sair ilesa em meio a forte vendaval na China; veja o vídeo
Ave sobrevive após ser atingida por uma placa de metal durante uma rajada de vento

Forte ventania arrasta barracas e assusta funcionários em feira popular na China
Mudança brusca no tempo assustou quem estava no local; funcionários correram para se proteger

Reação da natureza: vulcão explode e dispara lava a 200 metros de altura no Havaí
Kilauea está ativo e registra seguidas erupções e, da última vez, 'coluna de fogo' chegou a durar quase 9 horas sem parar

Hantavírus: turista que viajou em 'navio infectado' mostra interior e revela limpeza impecável
Em passeio em dezembro, viajante disse que 'não teve problemas com sujeira' e que cabines e banheiros eram limpos diariamente

Avião bate em caminhão e poste de iluminação ao pousar em aeroporto, nos EUA
Voo 169 da United vinha de Veneza, Itália, transportando mais de 200 passageiros e 10 tripulantes

Tenda de casamento coletivo 'voa' pelos ares durante tempestade de areia
Forte ventania provocou um verdadeiro caos na festa, fazendo com que os convidados corressem para se proteger

Cidade fica quase submersa após temporal na China
Diversos carros ficaram presos em áreas completamente inundadas; região está em estado de emergência

Menino entra em panela durante brincadeira e acaba ficando preso
Família precisou acionar os bombeiros para resgatar a criança

Outro ângulo: testemunha registra retirada às pressas de Trump, Marco Rubio e RFK Jr. após tiros
Imagens gravadas de uma mesa detalham como seguranças agiram para salvar presidente, secretário de Estado dos EUA e secretário de Saúde
