Logo R7.com
RecordPlus

Vietnã e China evitam disputa sobre Mar da China Meridional durante encontro

Internacional|Do R7

  • Google News

(Reuters) - China e Vietnã evitaram neste domingo entrar em atrito sobre o Mar da China Meridional, quando o presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com o secretário-geral vietnamita, Nguyen Phu Trong, horas depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ofereceu para mediar disputas marítimas.

As relações entre Hanói e Pequim estão particularmente difíceis desde julho, quando a China pressionou o Vietnã para interromper a perfuração em busca de petróleo em uma área disputada no Mar da China Meridional.


A televisão estatal do Vietnã noticiou que o presidente chinês disse ao líder vietnamita que queria trabalhar com nações do Sudeste Asiático em um código de conduta no mar.

Já a agência de notícias chinesa Xinhua informou que a China e o Vietnã concordaram em lidar adequadamente com questões marítimas e se esforçam para manter a paz e a estabilidade.


Os recifes e as ilhas do Mar da China Meridional são disputados por Brunei, Indonésia, Malásia, Filipinas e Taiwan, bem como pela China e pelo Vietnã.

(Por Mi Nguyen)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.