Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vigília dos príncipes: rei Charles 3º e irmãos visitarão velório da rainha Elizabeth 2ª nesta sexta-feira (16)

Príncipes William e Harry também ficarão em vigília ao lado do caixão da monarca no próximo sábado (17)

Internacional|Do R7, com AFP


Rei Charles 3º caminham durante cortejo fúnebre da rainha Elizabeth 2ª
Rei Charles 3º caminham durante cortejo fúnebre da rainha Elizabeth 2ª

Conhecida como "a vigília dos príncipes", uma cerimônia solene reunirá o rei Charles 3º com seus irmãos, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward, no Westminster Hall, em Londres, em mais um dos momentos de fortes emoções nos dez dias de luto e homenagens à rainha Elizabeth 2ª, que morreu em 8 de setembro, aos 96 anos.

Essa tradição remonta a 1936, quando os quatro filhos do rei George 5° montaram guarda ao redor de seu caixão.

Os netos da rainha também ficarão em vigília ao lado de seu caixão no Westminster Hall por 15 minutos na noite do próximo sábado (17), entre eles os príncipes William e Harry. 

Charles e seus irmãos já velaram ao caixão de Elizabeth 2ª em Edimburgo na última segunda-feira (12), enquanto os escoceses faziam uma fila para prestar suas últimas homenagens à monarca.

Publicidade

Por 10 minutos, eles permaneceram com as cabeças inclinadas para o caixão de carvalho, vestidos com seus trajes militares, com exceção de Andrew, de quem a própria rainha retirou essa honra no ano passado em decorrência de um escândalo sexual.

Leia também

A vigília começará às 19h30 do horário local (15h30 em Brasília) no Westminster Hall, um majestoso salão do século 11 que é a parte mais antiga do Parlamento britânico.

Publicidade

Ali o caixão repousa sobre um catafalco roxo, no topo de um pedestal de quatro degraus, coberto pelo estandarte real, a coroa imperial e o cetro, símbolos do poder da monarquia britânica.

Visita ao país de Gales

O rei Charles 3º chegou nesta sexta-feira (16) a Cardiff, capital do País de Gales, a última etapa de suas viagens nacionais depois de ascender ao trono britânico. 

Ao lado da rainha consorte Camilla e da primeira-ministra Liz Truss, ele participou de um serviço religioso na Catedral de St Llandaf. O monarca ainda aproveitou a ocasião para cumprimentar os milhares de súditos que o esperava aos redores do local. O casal real também foi ao parlamento galês.

Charles 3º é recebido por milhares de súditos no País de Gales em sua primeira visita à região como rei

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.