Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

COP30: especialistas debatem uso da inteligência artificial como aliada para monitorar ecossistemas

Por outro lado, a inteligência artificial também é vista com certa desconfiança por ser uma ferramenta de fakenews sobre o clima

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

Especialistas debatem na COP30 o uso da inteligência artificial como aliada. No Brasil, o recurso vai ajudar a monitorar um dos ecossistemas mais delicados do país. Por outro lado, a inteligência artificial também é vista com certa desconfiança por ser uma ferramenta de fakenews sobre o clima. 

O lixo plástico que cruza o oceano e contamina Fernando de Noronha será monitorado com inteligência artificial. Câmeras inteligentes, com lentes de longo alcance, vão rastrear a poluição marinha, antes que o plástico se aproxime das praias.  

O uso da inteligência artificial tem sido debatido como uma ferramenta promissora. Desde o monitoramento de florestas em tempo real, até a otimização do uso de água e energia, mas a criação de imagens falsas e a disseminação de fake news sobre mudanças climáticas são preocupações que também entraram em discussão na COP.  

A ONU e 12 países, incluindo o Brasil, assinaram um documento com propostas para combater a desinformação sobre temas, como aquecimento global. Como as plataformas digitais não priorizam a checagem e a veracidade das informações, quem passa pela conferência reforça os cuidados na hora de compartilhar vídeos que nem sempre são reais. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.