Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Fila do INSS bate recorde histórico e ultrapassa 3 milhões de pedidos em 2026

Fila cresce e mais da metade espera há mais de 45 dias; especialistas apontam causas

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

2026 começou com um gargalo recorde na Previdência Social: mais de 3,039 milhões de brasileiros aguardam a concessão de benefícios do INSS, o maior número desde o início da série histórica, em 2004. Do total, 62% esperam há mais de 45 dias, acima do prazo legal. A fila inclui pedidos de aposentadoria, pensão, auxílio por incapacidade e benefícios assistenciais, como o destinado a idosos carentes. 

Especialistas apontam três fatores principais para o problema: o envelhecimento da população, o baixo número de servidores e, sobretudo, a falta de orçamento. Para o professor de gestão pública da FGV EAESP, Gustavo Fernandes, “esse conjunto absurdo de 3 milhões de pedidos” reflete ineficiência e limitação financeira. Ele alerta que, sem crescimento econômico, o sistema pode entrar em colapso, já que “a mudança da curva demográfica é irreversível”. 

Durante a campanha de 2022, o presidente Lula prometeu reduzir a fila do INSS, desafio ainda não solucionado. Na semana passada, o aplicativo do instituto ficou temporariamente fora do ar para atualização, o que gerou mais filas presenciais. Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, grupos de trabalho foram criados para acelerar análises: “A nossa tendência é enfrentar a fila e trabalhar com esse número pra gente cumprir a promessa”. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.