O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado nesta segunda (13). Mais de 4 milhões de estudantes participaram do exame, que é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Saiba como é possível usar a nota da prova para ingressar na faculdade com o Jornal da Record!
Sisu O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo em que os estudantes podem concorrer a vagas em universidades públicas do país. O sistema é 100% on-line e para participar o candidato deve ter prestado o Enem 2024 e obtido nota maior do que zero na prova de redação. As inscrições do Sisu 2025 serão abertas na sexta-feira (17/01).
Prouni Outra forma de ingressar no faculdade é através do Programa Universidade Para Todos (Prouni). O programa oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não zerar a redação, além de cumprir outros requisitos socioeconômicos. As inscrições acontecem entre 24 e 28 de janeiro deste ano.
Fies O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também é um programa do governo. É uma opção de financiamento do curso superior de instituições privadas de ensino. Para participar, os candidatos precisam ter feito a prova do Enem a partir de 2010, atingido a pontuação mínima de 450 pontos e no mínimo 400 pontos na redação. As inscrições do Fies deste ano começam no dia 04/02.
Sisutec Muitos não sabem, mas o Enem também possibilita o ingresso de estudantes em cursos técnicos e profissionalizantes através do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico (Sisutec). Para se inscrever é necessário ter participado da última edição do Enem e não ter zerado a redação. Não há outros critérios de participação, porém 85% das vagas são destinadas aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na rede privada com bolsa integral.
Continua após a publicidade
Universidades particulares Muitas universidades privadas já utilizam o exame como forma de ingresso dos estudantes. Dessa forma, os candidatos não precisam realizar o vestibular tradicional da instituição e usam apenas a nota do Enem para concorrer a uma vaga.
Universidades de Portugal Com a nota do Enem também é possível estudar no exterior. Mais de 50 instituições de ensino superior portuguesas possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma ótima oportunidade para os estudantes brasileiros ingressarem em faculdades europeias.
Outras universidades no exterior Além das instituições portuguesas, universidades de outros países também reconhecem a nota do Enem como forma de ingresso. São instituições localizadas nos Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Canadá, Irlanda, França e Holanda. Fontes: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Quero Bolsa e ETAPA.
Confira o Jornal da Record de segunda a sexta-feira, às 19h55, e aos sábados, a partir das 19h45