O fim das férias se aproxima e os pais precisam ficar atentos à caderneta de vacinação dos filhos. A imunização em dia ajuda a prevenir a proliferação de doenças no ambiente escolar. Para ajudar nesse controle, o Jornal da Record apresenta a lista das vacinas que todas as crianças devem tomar. Veja!
Recém-nascidos Os bebês recém-nascidos devem receber dois imunizantes: a BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) em dose única contra a tuberculose e a primeira dose contra a hepatite B.
Primeiro ano de vida Há uma extensa lista de imunizantes que as crianças devem receber nos doze primeiros meses de vida. Nela, estão as vacinas contra a poliomielite, meningite C, rotavírus, influenza, covid-19, febre amarela, tétano, sarampo, caxumba, rubéola, entre outras. No site oficial do Ministério da Saúde, é possível conferir o calendário completo da vacinação.
4 anos Aos 4 anos de idade, as crianças devem ser vacinadas com a 2ª dose de reforço da Vacina Adsorvida Difteria, Tétano e pertussis (DTP); reforço da vacina contra febre amarela (atenuada); 2º reforço da vacina poliomielite 1 e 3 (atenuada) - (VOPb) e 1ª dose da vacina contra a varicela.
5 anos De acordo com o Calendário de Vacinação, as crianças com essa idade devem receber a 1ª dose da vacina contra a febre amarela (atenuada) - (FA), caso a criança não tenha recebido as duas doses recomendadas antes de completar 5 anos e a 1ª dose da vacina pneumocócica 23-valente - (Pneumo 23).
Continua após a publicidade
7 anos O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra difteria e tétano (dT) aos 7 anos. Nesse caso, iniciar ou completar as três doses, de acordo com situação vacinal. O reforço deve ocorrer a cada 10 anos, ou a cada 5 anos em caso de ferimentos graves e contatos de difteria.
9 e 10 anos A recomendação é de que meninos e meninas sejam vacinados contra o HPV a partir dos 9 anos. O imunizante é administrado em dose única e não previne todos os tipos de infecção por HPV, mas é dirigido para os tipos mais frequentes: 6, 11, 16 e 18. Fonte: Ministério da Saúde.
Confira o Jornal da Record de segunda a sexta-feira, às 19h55, e aos sábados, a partir das 19h45