A Anatel identificou mais de 275 mil IMEI's irregulares em apenas um ano. O número é a identificação do celular e pode ser bloqueado em caso de roubo ou furto. Criminosos, no entanto, têm usado programas ilegais para adulterar e falsificar o código e permitir o uso do aparelho. Para saber se o IMEI do seu celular foi clonado ou está inválido, siga as dicas do Jornal da Record!
O que é o IMEI? O IMEI, International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português), é um código único de 15 dígitos atribuído aos dispositivos móveis. Ele contém informações importantes sobre o aparelho, como fabricante, modelo e país de origem.
Para que serve o IMEI? O IMEI de um aparelho móvel possui uma série de finalidades, tais como identificação do dispositivo, registro na rede móvel, rastreamento e localização, bloqueio do dispositivo (impedindo o uso por terceiros), controle de qualidade e produção, prevenção de clonagem e mais. Freepik
Como consultar o IMEI do seu celular? O código do IMEI pode ser consultado na caixa original do aparelho, geralmente na parte de trás, ou ainda na parte traseira do próprio celular. Além disso, ele pode aparecer na bateria, caso seja removível; na nota fiscal do aparelho; e nas configurações de cada modelo.
Como bloquear o celular através do IMEI? Em caso de roubo, furto ou perda, é possível bloquear o aparelho usando o IMEI. Primeiro, é necessário ligar para a central de atendimento da operadora e solicitar o bloqueio do dispositivo. O bloqueio ocorre após algumas horas e é possível verificar a situação do aparelho no site da Anatel.
Continua após a publicidade
Como rastrear o aparelho? Primeiro, certifique-se que a função de busca está ativa no aparelho. Em dispositivos iOS, é necessário acessar outro celular, utilizar o aplicativo Buscar e acessar a aba "Dispositivos". Já em aparelhos Android, o usuário deve acessar o site "Encontre meu dispositivo", entrar pela conta Google e selecionar o aparelho que deseja rastrear.
O que fazer se o IMEI estiver clonado ou inválido? As medidas que podem ser feitas são: verifique se o IMEI mostrado nas configurações do aparelho é o mesmo da caixa; consulte o código no portal da Anatel para saber se há restrição de uso do aparelho e informe o fabricante sobre o problema. Em caso de IMEI clonado, registre um boletim de ocorrência e, em ambos os casos, considere trocar de aparelho. Fonte: Serasa Experian.
Confira o Jornal da Record de segunda a sexta-feira, às 19h55, e aos sábados, a partir das 19h45