JR Entrevista: Ministro Moura Ribeiro, do STJ, questiona abandono de interesse vacinal no país
A RECORD ouviu Paulo Dias de Moura Ribeiro, Daniella Gheler Zampietro e Jayme de Oliveira sobre a pesquisa de desinformação em relação às vacinas
JR Entrevista|Do R7
O JR Entrevista desta quarta-feira (17) recebeu o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Paulo Dias de Moura Ribeiro, a assessora do STJ Daniella Gheler Zampietro e o conselheiro do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) Jayme de Oliveira. Em conversa com a jornalista Tainá Farfan, os três comentaram a pesquisa que investiga a consciência vacinal dos brasileiros e o impacto da desinformação nos resultados do país.
“A gente não esquece do Zé Gotinha, a gente tem essa consciência desde pequenininho, e por que agora se abandona isso? A partir do momento em que se vê uma universidade sair a campo para indagar do povo por que alguns segmentos, de uma hora para a outra, demonstram falta de interesse na saúde, na segurança dos seus filhos, é uma coisa que fica um pouco incompreensível para todos nós, que queremos ver o progresso no nosso país”, declarou o ministro.
O conselheiro Jaime de Oliveira destacou que, embora veículos tradicionais como a televisão ainda tenham relevância, a maior parte das pessoas recebe notícias por redes sociais e aplicativos de celular. “Essas matérias falsas que circulam são extremamente perigosas. Eu digo que fake news na área da saúde mata, e isso é muito sério”, ressaltou.
O estudo é quantitativo e ouviu três mil pessoas em todo o país de janeiro a março deste ano. “É uma pesquisa auditada, nos mesmos moldes que são feitas as pesquisas eleitorais, uma pesquisa por telefone, e se colheram esses dados, esses percentuais”, explicou Daniella.
Últimas