JR ENTREVISTA: 'Tecnologia é a palavra de ordem', diz diretor-geral do Senar
Em entrevista, Daniel Carrara destacou a importância de capacitação para quem atua no campo
JR Entrevista|Do R7
O convidado do JR ENTREVISTA desta quarta-feira (1º) é o diretor-geral do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Daniel Carrara. À jornalista Lívia Veiga, Daniel Carrara falou sobre os desafios de qualificar mão de obra para atuar no agronegócio brasileiro.
Carrara explicou a importância do trabalho de capacitação feito pelo Senar. "Temos capacidade de impactar mais de 1 milhão de pessoas por ano", explicou. Segundo ele, o Senar "é uma das instituições mais capilarizadas do Brasil".
São 5 milhões de escolas no Brasil dentro de propriedades rurais. "A gente tem presença no setor rural", destaca. Sobre os desafios do futuro, Carrara afirma que o "agro vem crescendo muito". "O agro de 30 anos atrás era absolutamente outro. Na década de 80 o Brasil importava alimento, hoje nós somos os maiores exportadores de alimentos do Brasil", lembrou.
Segundo ele, por isso, o Senar tem investido em ensino técnico e ensino à distância. "Então esses técnicos, ele tem um perfil diferente, normalmente, são pessoas mais jovens com mais habilidade e capacidade de absorver tecnologia", diz. São formadas cerca de 5 mil jovens por ano para atuar no campo. "Esse agro que não precisa ser o maior em termos de área, mas precisa ser o melhor em termos de tecnologia", frisa. "Tecnologia é a palavra de ordem", completou.
O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.
Últimas