Golpistas divulgam falsa indenização de R$10 mil para usuários do PIX
Anúncios fraudulentos prometem compensação financeira por vazamento de dados inexistente
JR na TV|Ri7a, a inteligência artificial do R7

Golpistas estão espalhando uma notícia falsa nas redes sociais sobre uma suposta indenização do Banco Central para usuários do PIX. Utilizando trechos de notícias verdadeiras, eles criam anúncios enganosos que afirmam que o Banco Central pagaria até R$10 mil a usuários afetados por um vazamento de dados. Essa promessa é completamente falsa.
A mensagem enganosa sugere que pessoas que utilizaram o PIX nos últimos cinco anos têm direito a essa compensação. Os criminosos tentam convencer os consumidores a pagar uma taxa, usando montagens com trechos manipulados de telejornais. As vítimas, ao clicarem em links maliciosos, acabam fornecendo dados pessoais e pagando uma taxa inexistente.
Além da perda financeira, as informações pessoais das vítimas podem ser usadas para cometer outros crimes, como saques indevidos, empréstimos fraudulentos e abertura de empresas em nome da vítima. Para evitar cair em golpes, é importante desconfiar de anúncios suspeitos e consultar sempre os sites oficiais das instituições ou buscar informações em meios de comunicação confiáveis.
Assista ao vídeo - JR Dinheiro: Notícia falsa tem circulado nas redes sociais sobre indenização para usuários do pix
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!















