Trabalhadoras domésticas no Brasil transformam desafios em novas oportunidades
Mulheres superam preconceitos e inspiram outras com histórias de empreendedorismo
JR na TV|Ri7a, a inteligência artificial do R7

O Brasil lidera o número de trabalhadores domésticos no mundo, com mais de 6 milhões de profissionais, majoritariamente mulheres. Algumas dessas trabalhadoras estão transformando suas experiências em oportunidades de crescimento e inspiração para outras mulheres.
Gilda iniciou sua carreira aos 10 anos e enfrentou preconceitos ao longo do caminho. Hoje, ela é proprietária de uma empresa que oferece serviços especializados e treinamento para diaristas e mensalistas. Ela compartilha técnicas de limpeza eficientes com outras profissionais. “Quando eu recebi uma proposta para ser sócia de uma empresa e a pessoa falou que eu não podia porque era pobre, decidi que poderia ser dona”, conta Gilda.
Zilda é advogada em São Paulo e já trabalhou como doméstica. Agora, ela defende os direitos trabalhistas das trabalhadoras domésticas. “Estar na posição de defender essas mulheres é muito gratificante”, afirma Zilda.
Verônica usou sua criatividade para divulgar seu trabalho como diarista nas redes sociais, recriando cartazes de filmes famosos. Essa estratégia lhe rendeu muitos seguidores e um livro contando sua história. “Se elas tivessem a real noção da importância delas, se sentiriam muito melhor”, diz Verônica.
Essas histórias mostram como as trabalhadoras domésticas no Brasil estão usando suas vivências para buscar respeito, qualidade de vida e novas oportunidades, além de conscientizar a sociedade sobre a importância de seu trabalho.
Assista ao vídeo - Domésticas: Conheça trabalhadoras que criam conteúdo para inspirar outras mulheres
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!