Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H

UE reage com cautela após nova tarifa dos EUA a produtos europeus

Líderes europeus buscam negociar após anúncios de tarifas impactarem economia

JR na TV|Ri7a, a inteligência artificial do R7

Tarifaço de Trump provoca cautela em líderes da UE, que ainda apostam em negociações
Tarifaço de Trump provoca cautela em líderes da UE, que ainda apostam em negociações

A União Europeia calcula prejuízos que podem alcançar 380 bilhões de euros após os Estados Unidos instituírem uma tarifa de 20% sobre produtos europeus. Frente a essa situação, líderes do bloco se mobilizam para encontrar um meio-termo entre a diplomacia e a firme repressão, tentando proteger seus interesses econômicos.

A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, destacou que o bloco está pronto para atuar se as negociações fracassarem. Líderes como o chanceler alemão Olaf Scholz e o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez também apelaram ao presidente Donald Trump para reavaliar a decisão. Na contramão, o presidente francês Emmanuel Macron criticou duramente as tarifas impostas, chamando-as de infundadas.

Já o Reino Unido, com 10% de tarifas aplicadas sobre seus produtos, deu início a consultas com empresas locais para analisar o impacto e considerar possíveis medidas retaliatórias. Mesmo se o cenário se deteriorar, o primeiro-ministro Keir Starmer enfatizou a importância de priorizar as negociações.

As incertezas em torno dessas tarifas refletiram negativamente no mercado financeiro europeu. O índice que abrange as 600 maiores empresas do continente registrou uma queda de 2,5%, enquanto a Alemanha, França e o Reino Unido também apresentaram diminuições em seus índices nacionais, com quedas de 3%, 3,3% e 1,5%, respectivamente.


Assista em vídeo - Tarifaço de Trump provoca cautela em líderes da UE, que ainda apostam em negociações


Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.