Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Anvisa aprova registro da primeira vacina contra a dengue feita no Brasil

Vacina do Instituto Butantan estará disponível no SUS em 2026 após cinco anos de estudos

JR na TV|Do R7

  • Google News

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro da primeira vacina contra a dengue feita no Brasil. O imunizante produzido pelo Instituto Butantan, do governo de São Paulo, estará disponível no calendário do SUS em 2026. Foram cinco anos de estudos.  

A nova vacina foi testada em 16 mil voluntários. Os resultados que comprovam segurança e eficácia foram publicados em um importante revista médica internacional, o que facilitou a aprovação pela Anvisa. A vacina deve entrar no Programa Nacional de Imunização no ano que vem e será aplicada em pessoas de 12 anos a 59 anos. Essa é considerada a primeira vacina contra dengue em dose única do mundo.  

O imunizante também protege contra os quatro sorotipos da doença. O Butantan já produziu 1 milhão de doses e fez uma parceria com uma empresa chinesa para conseguir entregar até 30 milhões de doses por ano.  

Até outubro o Brasil registrou 1,6 milhão casos prováveis de dengue. O maior número de casos se concentra em São Paulo (55%) em seguida aparece Minas Gerais (9,8%).


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.