Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

EUA retiram nomes de Alexandre de Moraes e da esposa dele de lista de sancionados pela Lei Magnitsky

Decisão reflete mudança na política externa americana e provoca reações em Brasília

JR na TV|Do R7

  • Google News

O governo dos Estados Unidos retirou os nomes do ministro do STF, Alexandre de Moraes, e da esposa dele da lista de sancionados pela Lei Magnitsky. A decisão, publicada no site do Tesouro americano, revoga as sanções impostas em julho com base na lei que pune envolvidos em corrupção ou violações de direitos humanos. À época, autoridades dos EUA apontaram supostas perseguições políticas, incluindo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A suspensão também inclui Viviane Barci de Moraes e uma empresa ligada à família. 

Segundo o governo americano, manter as sanções seria “inconsistente” com a política externa atual. A nota cita ainda a aprovação, na Câmara, do projeto que pode reduzir a pena de Bolsonaro como sinal de menor uso do Judiciário como ferramenta de perseguição política. O vice-secretário de Estado Christopher Landau elogiou a decisão, afirmando: “Finalmente, estamos vendo o início de um caminho para melhorar nossas relações”. 

A medida repercutiu em Brasília e dividiu opiniões. Governistas comemoraram; a ministra Gleisi Hoffmann chamou a revogação de “grande vitória do Brasil e do presidente Lula”, afirmando que Lula tratou do tema diretamente com Donald Trump. No STF, a decisão já era esperada, e a dúvida agora é se os vistos para entrada nos EUA, cancelados para Moraes e outros ministros, além de Paulo Gonet e Jorge Messias, serão restabelecidos. 

A oposição também reagiu. Eduardo Bolsonaro e João Figueiredo agradeceram o apoio de Trump e lamentaram a falta de unidade política no país. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, disse que cabe aos brasileiros restaurar o equilíbrio entre os poderes, enquanto Kim Kataguiri afirmou que os EUA não tinham interesse em resolver problemas internos do Brasil. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.