Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ALMG marca sessão para analisar veto de Zema a "projeto da Buser"

Assembleia tem três sessões para que deputados decidam se mantêm ou derrubam veto do governador ao projeto

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Assembleia marcou sessões extraordinárias para analisar veto do governador
Assembleia marcou sessões extraordinárias para analisar veto do governador Assembleia marcou sessões extraordinárias para analisar veto do governador

A ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) marcou duas sessões extraordinárias — às 10h e às 18h — para a reunião de plenário desta quarta-feira (10). Na pauta dos dois encontros, e também da reunião ordinária marcada para as 14h, a análise do veto parcial do governador Romeu Zema (Novo) ao projeto de lei sobre a prestação de serviços de transporte fretado no Estado.

O projeto tranca a pauta de votações desde a última semana, quando completou o prazo de 30 dias desde que Zema enviou os motivos do veto ao Legislativo. 

A proposta, aprovada pelos deputados e vetada parcialmente por Zema, em setembro, ficou conhecida como "projeto da Buser", já que dificulta a operação da empresa no território estadual. 

De acordo com o regimento interno da Assembleia, para ser rejeitado, o veto deve contar com votos de 39 dos 77 deputados. A votação é nominal e realizada em turno único. Se o veto do governador for derrubado, o projeto de lei é enviado novamente a Zema, que terá 48 horas para realizar a promulgação.

Publicidade

Se isso não ocorrer, cabe ao presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), promulgar a lei no mesmo prazo.

Veto

Publicidade

O governador Romeu Zema vetou parcialmente, no fim de setembro, o projeto de lei aprovado pelo Legislativo que restringe a operação dos serviços de ônibus fretados em Minas Gerais, como os da empresa Buser.

Entre os pontos vetados pelo chefe do Executivo está o artigo que determina que as viagens devem ser realizadas obedecendo ao chamado "circuito fechado". Isso significa que as viagens de ida e volta devem ser feitas pelos mesmos passageiros, com uma mesma motivação e com os mesmos pontos de origem e destino na ida e na volta.

Outro ponto aprovado pelos deputados e desconsiderado por Zema diz respeito à obrigatoriedade de que a lista com nomes de todos os passageiros que vão viajar seja enviada ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens) seis horas antes do início do primeiro trecho da viagem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.