Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avião é retirado da pista 21h após pouso de emergência em Confins

Jato que partiu de Guarulhos para Londres teve pane elétrica, desceu em Confins e interrompeu a operação no terminal; mais de 100 voos cancelados

Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato e Pablo Nascimento, do R7

Jato permaneceu na pista por quase 21 horas
Jato permaneceu na pista por quase 21 horas Jato permaneceu na pista por quase 21 horas

Quase 21 horas depois de o voo LA 8084 da Latam fazer um pouso de emergência em Confins, a aeronave foi retiradada pista do aeroporto na região metropolitana de Belo Horizonte, por volta das 22 horas desta quinta-feira (21).

O Boing 777 partiu a 0h30 desta quinta-feira de Guarulhos com destino a Londres. Levava 339 passageiros e 16 tripulantes. Mas uma pane elétrica obrigou o avião a descer em Confins a 1h43.

Na manhã desta sexta-feira (21), a Latam informou que a aeronave está dentro de um hangar no terminal de Confins, onde passará por manutenção. Segundo a assessoria, a tendência é que o jato seja levado para São Paulo após a realização dos trabalhos. Contudo, não há prazo para que isso ocorra.

Voos

Publicidade

A BHAirport, empresa que administra o terminal de Confins, informou que, desde às 22h48 desta quinta-feira, a pista já havia sido totalmente liberada. 

'Estamos sem sistema elétrico', diz piloto que fez pouso de emergência

Publicidade

Os voos foram retomados, mas ainda havia reflexos do incidente na manhã desta sexta-feira. Dois voos foram cancelados e outros quatro se atrasaram. Até o final da noite passada, 145 partidas e chegadas foram canceladas.

Relembre o caso

Publicidade

A aeronave que saiu de Guarulhos rumo à Londres teve problemas elétricos e precisou mudar a rota para a capital mineira. Segundo passageiros, foram 30 minutos de pânico desde quando foram avisadas sobre as falhas até conseguirem pousar.

O publicitário gaúcho Leandro Galli, de 30 anos, conta que os comissários avisaram sobre uma turbulência e pediram que todos ficassem sentados com os cintos de segurança.

Passageiros de avião com pane têm previsão de novo voo para Londres

Segundo Galli, o áudio da cabine vazou e foi possível ouvir membros da tripulação falando com a torre de comando que a aeronave passava por “problemas elétricos sérios”. Um vídeo mostra os detalhes do pouso de emergência:

Leia também

Em razão do peso do avião e da velocidade acima do normal, os oito pneus furaram. Confins, que normalmente não recebe este tamanho de aeronave, não tem equipamentos apropriados para a retirada da aeronave da pista.

Desta forma, dois macacos hidráulicos e oito pneus precisaram ser levados de São Paulo pela Fab (Força Aérea Brasileira). Os equipamentos chegaram no período da tarde.

Quarenta profissionais, entre técnicos e mecânicos trabalharam na troca dos pneus e na remoção da aeronave que pesa 350 toneladas. O jato permaneceu na pista por por quase 21 horas e, como Confins tem apenas uma pista para aterrisagem, 145 voos foram cancelados ao longo do dia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.