BH bate recorde de frio e deve ter semana com temperaturas baixas
Termômetros chegaram a 8,8º C nesta segunda-feira (5); temperatura deve ficar entre 9º C e 24º C nos próximos dias
Minas Gerais|Giovana Maldini*, do R7
Belo Horizonte registrou o dia mais frio do ano nesta segunda-feira (5). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Estação Meteorológica da Pampulha registrou 8,8 ºC, entre 6h e 7h da manhã. O último recorde de frio na cidade foi registrado no dia 14 de junho, com 10º C.
A previsão é que os termômetros continuem baixos ao longo desta semana em BH. Segundo o Inmet, até a próxima sexta-feira (9), as temperaturas devem variar entre 9º C e 24º C. Já no próximo fim de semana, a mínima deve ficar em 11º C e a máxima, em 25º C.
Tempo Seco
Segundo o Inmet, não há previsão de chuvas para esta semana na capital mineira e a umidade do ar deve ficar em torno de 35%. O último registro de chuva na capital foi há mais de um mês, em 2 de junho, com 16,8 milímetros. O meteorologista do instituto, Claudemir de Azevedo, afirma que é comum a ausência de chuvas nesta época do ano, por ser um período seco.
Veja:Onda de frio deve apertar ainda mais nos próximos dias em BH
Já as temperaturas baixas estão ocorrendo devido a massa de ar frio que já estava atuando em Minas Gerais, o que também é comum no inverno.
Frio em Minas
Outras cidades de Minas Gerais também registraram temperaturas baixas nesta segunda-feira (5). Em Maria da Fé, a 432 quilômetros de Belo Horizonte, e em Caldas, a 434 quilômetros da capital, as mínimas foram de 2,2º C. Em Monte Verde, a 484 quilômetros de BH, os termômetros registraram 2,6º C.
De acordo com o Inmet, há previsão de geada ao longo desta semana na Serra da Mantiqueira, localizada no Sul de Minas Gerais, com temperaturas em torno de 2º C.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento