BH espera 60% da chuva prevista para o mês nos próximos 3 dias
Governo de Minas montou força-tarefa para ajudar a capital mineira e outros 12 municípios da região metropolitana e minimizar eventuais danos
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Nos próximos três dias, a Defesa Civil de Minas Gerais espera um volume de chuvas de cerca de 60% do total previsto para todo o mês em Belo Horizonte. Historicamente, a média de chuvas para o mês de janeiro na capital mineira é de 329 mm e, até o próximo sábado (25), a expectativa é de que os temporais somem cerca de 250 mm no período.
De acordo com a meteorologista do Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Laís Santos, é previsto uma atuação mais intensa de um sistema de baixa pressão na região Sudeste, que pode provocar acumulados expressivos de chuva nas próximas 72 horas.
Veja mais: Em 15 dias, regiões de BH superam média de chuvas para todo o mês
— O quadro se inicia na madrugada de hoje, com chuvas previstas de até 100 milímetros em 24 horas, ou seja, até a manhã desta quinta-feira. Na região metropolitana de Belo Horizonte e em Belo Horizonte, ela deve se intensificar a partir de amanhã até sexta-feira (24). Os acumulados de chuva estão previstos de 250 milímetros.
Por conta desse prognóstico, a Defesa Civil de Minas Gerais reuniu uma força-tarefa com outros órgãos do Estado, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, Igam e a Cemig, para montar uma estratégia de minimizar os efeitos da chuva em 13 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual, tenente coronel Flávio Godinho, o Governo do Estado irá "colocar todo o apoio para que possamos entregar aos municípios toda a ajuda necessária".
Prefeitura
A Prefeitura de Belo Horizonte também anunciou um plano emergencial para minimizar os impactos das fortes chuvas previstas para o período. No último domingo, um temporal de apenas 40 minutos causou estragos na região da avenida Tereza Cristina.
De acordo com a prefeitura, 11 pontos da cidade receberão equipamentos e órgãos estarão de prontidão para atuar em caso de necessidade. Nesses locais, serão distribuídos 34 caminhões, 12 carregadeiras, cinco escavadeiras, 13 retroescavadeiras, dois tratores esteira tipo D6, cinco caminhões prancha e 11 hidrojatos.
A SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) também atuará para fazer a coleta imediata de resíduos. Serão 61 equipes, com 488 garis que irão se alternar em três turnos para evitar acúmulo de lixo nas ruas e avenidas.













