Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH registra 37ºC e bate novo recorde de calor em menos de 10 dias

Calor recorde foi registrado entre 13h e 14h na Pampulha; segundo o Inmet, esta foi a maior temperatura já registrada em um mês de setembro na capital

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

BH registra maior temperatura para setembro
BH registra maior temperatura para setembro BH registra maior temperatura para setembro

Belo Horizonte bateu, na tarde desta segunda-feira (28), o recorde de calor no ano de 2020 ao registrar 37,3ºC. Essa também foi a maior temperatura para um mês de setembro na história da capital.

De acordo com Lizandro Gemiacki, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor recorde foi registrado entre 13h e 14h na região da Pampulha. Além de ser a maior temperatura do ano e a do mês de setembro na história, esses 37,3ºC podem ter chegado perto das maiores temperaturas na capital em todos os tempos.

— Provavelmente chegou muito próxima das três maiores temperaturas da história de Belo Horizonte, ainda vamos conferir esses números.

Causas

Publicidade

Segundo Gemiacki, o calor está sendo causado por uma massa de ar quente e seco que está cobrindo boa parte do Brasil, principalmente o Sudeste. O meteorologista afirmou que o fenômeno tem se mostrado extremamente resistente.

— Essa massa de ar quente e seco é muito estável e se transformou em um “muro”, bloqueando qualquer possibilidade de chuva.

Publicidade

Veja: Reabertura de parque em Minas é adiada após incêndio em área verde

E a previsão para os próximos dias é que o calor não dará trégua na capital. O meteorologista Lizandro Gemiacki afirmou que, apesar da temperatura cair um pouco entre quarta e quinta, a expectativa é que o clima continue quente até domingo (4). Um novo recorde não está descartado.

Publicidade

— Na quarta (30) e quinta-feira (1), a máxima deve chegar a 34ºC, mas nos dias seguintes a temperatura volta a subir. É possível que a gente alcance um recorde novamente.

Névoa branca

A baixa umidade do ar fez com o céu de Belo Horizonte amanhecer sob uma leve névoa branca nesta segunda-feira (28). Pela manhã, a meteorologista Anete Fernandes já previa a possibilidade de um novo recorde de temperatura no decorrer do dia, o que acabou sendo confirmado.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.