Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH testa sistema de transporte coletivo sob demanda e por app

Usuário solicita a viagem por app e motorista busca o passageiro no ponto de ônibus escolhido; testes estão sendo realizados na Estação São Gabriel

Minas Gerais|Akemí Duarte, da Record TV Minas

A Transfácil, consórcio das empresas que opera om transporte coletivo de Belo Horizonte, está testando um novo serviço de ônibus sob demanda, em que o passageiro solicita viagem por meio de um aplicativo.

A novidade está sendo oferecida, por enquanto, apenas na Estação São Gabriel, e com viagens para as regionais Norte, Nordeste e Pampulha. A passagem custa R$ 3,15, mesmo valor das linhas alimentadoras e circular, e pode ser paga com o cartão BHBus.

O sistema é parecido com o dos aplicativos de corrida tão populares no mundo todo. Você faz o cadastro e solicita a viagem. O motorista é avisado da corrida por um tablet presente no interior do ônibus e se dirige até onde o passageiro está.

Veja: Prefeitura de Belo Horizonte amplia horário de circulação dos ônibus

Publicidade

O motorista tem autonomia para escolher o caminho mais rápido e pode receber chamados de outros usuários que solicitarem um transporte na mesma rota.

Recepção

Publicidade

Usuários da Estação São Gabriel receberam o convite para testar o sistema com certa ansiedade. O analista Adão Augusto foi um dos convidados, que logo baixou o aplicativo e solicitou uma viagem. Ele fala sobre a expectativa pelo lançamento oficial do sistema.

— Isso é muito importante para a população. Eu fico muito satisfeito em saber que a situação está evoluindo.

Publicidade
Ônibus sob demanda já estão sendo testados em BH
Ônibus sob demanda já estão sendo testados em BH Ônibus sob demanda já estão sendo testados em BH

Os moradores de alguns bairros das regiões Norte, Nordeste e Pampulha podem participar do teste até o dia 11 de dezembro. O diretor da Transfácil, Rodrigo Lara, conta que o teste conta com 50 pontos de ônibus cadastrados, mas o número pode aumentar.

— Se chegar em alguma rua que a gente não viu ainda ou algum lugar que dá para o ônibus ir, nós iremos colocar. Nós buscamos fazer com que o usuário ande o menos possível e que o sistema tenha o melhor alcance possível.

Segundo a Transfácil, ainda não há uma data para que o aplicativo seja lançado de forma oficial. O objetivo é que, quando lançado, o sistema beneficie o maior número possível de bairros e de usuários do transporte coletivo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.