Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Créditos de vale transporte de BH perdem validade na pandemia

Em 15 dias, mais de 20 mil pessoas procuraram a Transfácil para reclamar sobre a expiração dos créditos; usuários devem procurar a empresa

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7, e Regiane Moreira, da Record TV Minas

Usuários do cartão de transporte BHBus reclamam dos créditos que expiraram durante o período em que ficaram sem trabalhar na pandemia. O saldo do cartão tem validade de até seis meses.

Os passageiros que utilizam o sistema de pagamento por cartão fizeram várias reclamações pela internet. Um dos usuários, que ficou quase cinco meses sem trabalhar, afirmou ter perdido mais de R$ 900 de saldo.

O presidente da AUTC (Associação de Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH), Francisco Maciel, acredita que os créditos não deveriam ser expirados durante a pandemia. A associação promete entrar na Justiça contra o Executivo.

— Nós queremos que o DER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem) e a BHTrans suspendam a expiração de créditos na pandemia. É uma cláusula abusiva e é uma apropriação indevida de dinheiro do usuário.

Publicidade
Saldo do cartão BHBus perde validade após 6 meses
Saldo do cartão BHBus perde validade após 6 meses Saldo do cartão BHBus perde validade após 6 meses

O advogado Bruno Burgarelli, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, esclarece que a expiração de créditos regulamentada pela BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) não é ilegal, mas a medida pode ser questionada por conta da pandemia do novo coronavírus.

— Há a possibilidade desta medida ser revista por conta de um fato externo, como a pandemia. A renovação dos créditos é prevista nas próprias regras da BHTrans.

Publicidade

A Transfácil, consórcio que administra o transporte público da capital mineira, informou que, nos últimos 15 dias, mais de 20 mil pessoas procuraram a empresa tentando recuperar o saldo expirado e isso causou uma pane no sistema. O consórcio afirma que os usuários que tiverem problemas ao utilizar o saldo do cartão devem entrar em contato com a empresa.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.