Minas Gerais Créditos de vale transporte de BH perdem validade na pandemia

Créditos de vale transporte de BH perdem validade na pandemia

Em 15 dias, mais de 20 mil pessoas procuraram a Transfácil para reclamar sobre a expiração dos créditos; usuários devem procurar a empresa

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7, e Regiane Moreira, da Record TV Minas

Usuários do cartão de transporte BHBus reclamam dos créditos que expiraram durante o período em que ficaram sem trabalhar na pandemia. O saldo do cartão tem validade de até seis meses.

Os passageiros que utilizam o sistema de pagamento por cartão fizeram várias reclamações pela internet. Um dos usuários, que ficou quase cinco meses sem trabalhar, afirmou ter perdido mais de R$ 900 de saldo.

O presidente da AUTC (Associação de Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH), Francisco Maciel, acredita que os créditos não deveriam ser expirados durante a pandemia. A associação promete entrar na Justiça contra o Executivo.

— Nós queremos que o DER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem) e a BHTrans suspendam a expiração de créditos na pandemia. É uma cláusula abusiva e é uma apropriação indevida de dinheiro do usuário.

Saldo do cartão BHBus perde validade após 6 meses

Saldo do cartão BHBus perde validade após 6 meses

Record TV Minas

O advogado Bruno Burgarelli, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, esclarece que a expiração de créditos regulamentada pela BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) não é ilegal, mas a medida pode ser questionada por conta da pandemia do novo coronavírus.

— Há a possibilidade desta medida ser revista por conta de um fato externo, como a pandemia. A renovação dos créditos é prevista nas próprias regras da BHTrans.

A Transfácil, consórcio que administra o transporte público da capital mineira, informou que, nos últimos 15 dias, mais de 20 mil pessoas procuraram a empresa tentando recuperar o saldo expirado e isso causou uma pane no sistema. O consórcio afirma que os usuários que tiverem problemas ao utilizar o saldo do cartão devem entrar em contato com a empresa.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas