Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombeiros que atuaram em resgate em Brumadinho, vão ao Haiti

Militares fazem parte da equipe de ajuda humanitária enviada pelo Brasil ao país da América Central atingido por terremoto e ciclone 

Minas Gerais|Lucas Pavanelli e Célio Ribeiro*, do R7

Militares vão atuar em ajuda humanitária no Haiti
Militares vão atuar em ajuda humanitária no Haiti Militares vão atuar em ajuda humanitária no Haiti

Quatro militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que atuaram no resgate às vítimas de rompimentos de barragem em Mariana e Brumadinho, embarcaram, nesta segunda-feira (23), para o Haiti, onde vão atuar em ajuda humanitária.

Os representantes mineiros da corporação são: o capitão Tiago Silva Costa, o tenente Rafael Rocha e os sargentos Wesley Bernardes Faria e Thales Leite Braga. A equipe atuou no resgate às vítimas do rompimento de Mariana (2015) e Brumadinho (2019). Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, os militares também tiveram experiência com ajuda humanitária em Moçambique, durante ciclone que atingiu a costa do país em 2019.

Veja fotos da operação dos Bombeiros de MG em Moçambique

A equipe mineira vai levar, além da experiência, um equipamento exclusivo que consegue captar ruídos em escombros e sensores que detectam sinais vitais como respiração e batimentos cardíacos. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais é a única corporação do país que possui este tipo de aparelho sísmico-acústico.

Publicidade

Missão no Haiti

O Brasil enviou, na manhã desta segunda-feira (23), uma equipe de 32 bombeiros do Distrito Federal, de Minas Gerais e da Força Nacional, além de 7 toneladas de materiais e equipamentos de emergência e 3,5 toneladas de medicamentos e insumos repassados pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

O país foi atingido por um terremoto de magnitude 7,2 no último dia 14 e, três dias depois, foi vítima do ciclone tropical Grace, que causou ainda mais estragos no Haiti. Segundo dados oficiais, o tremor matou quase 2.200 pessoas e feriu, pelo menos, 12 mil. Outras 700 mil pessoas estariam com necessidade de assistência humanitária urgente.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.