Logo R7.com
RecordPlus

Campanha contra Influenza estima vacinar 6 milhões em Minas

Início da imunização foi antecipada para esta quarta (10); crianças até seis anos incompletos, gestantes e adultos em situação de risco são prioridade

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

  • Google News
Campanha de vacinação começa nesta quarta (10)
Campanha de vacinação começa nesta quarta (10)

A Campanha de Vacinação contra o Influenza foi antecipada em todo o país para garantir uma maior cobertura vacinal. Em Minas Gerais, a meta é vacinar 90% do público-alvo, cerca de 6 milhões de pessoas, entre crianças, idosos e grupos mais suscetíveis à contaminação. Em 2018, a cobertura vacinal para Influenza em Minas Gerais foi de 95,8%.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, entre janeiro e março deste ano, foram notificados 355 casos da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 10 deles foram associados com a Influenza. Ao todo, a síndrome causou a morte de 34 pessoas e um desses casos ainda é investigado e pode estar relacionado ou não à Influenza. 


Leia também

Neste ano, a grande novidade é a ampliação da vacina para as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade. Também fazem parte do público-alvo adultos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, mulheres que deram à luz a menos de 45 dias, além de outros grupos mais suscetíveis à contaminação, como: trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Foco

Na campanha deste ano, a secretaria decidiu dividir a campanha em duas: no período de 10 a 19 de abril, a vacinação contra influenza será feita em crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Entre 22 de abril e 31 de maio a vacinação ocorre para todos os grupos prioritários.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.