Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Celulares roubados podem ser bloqueados apenas com o número

Solicitação deve ser feita no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas; serviço pretende inibir este tipo de crime

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Pedido de bloqueio pode ser feito no site da Seap
Pedido de bloqueio pode ser feito no site da Seap Pedido de bloqueio pode ser feito no site da Seap

A partir desta sexta-feira (6), quem tiver o celular furtado ou roubado em Minas Gerais poderá bloquear o aparelho apenas com o número da linha telefônica. A mudança faz parte de um projeto do Governo Estadual para inibir o roubo de celulares. O programa também conta com a criação da Cbloc (Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais).

O bloqueio já era possível com o Imei, que é o número da identificação internacional do aparelho. No entanto, a dificuldade de se encontrar o código criava os obstáculos na hora de fazer a operação.

A ideia de estimular a restrição desses celulares é para que eles percam o valor de venda e não possam ser negociados no mercado clandestino ou servir de moeda de troca para criminosos.

Como bloquear

Publicidade

O cidadão vai solicitar o bloqueio por meio do sistema da Cbloc, dentro do site da Sesp (Secretaria de Estado Segurança Pública). Para isso, ele precisa apenas do número do celular e dos dados pessoais. A solicitação deve ser feita em até 48 horas após o registro do boletim de ocorrência.

Caso o prazo seja extrapolado, o proprietário do telefone deverá ir até uma unidade da Polícia Militar ou Civil. Outro detalhe é que o Cbloc bloqueia apenas o aparelho. A linha telefônica deve ser cancelada junto à operadora.

Publicidade

Roubo de carga

O novo sistema também vai ajudar comerciantes que tiveram as cargas de celulares roubadas durante a entrega. No site do Cbloc, os lojistas poderão pedir o bloqueio dos aparelhos. Neste casos, os celulares que não estão vinculados a uma operadora específica deverão ser inutilizados com o Imei, disponível na nota fiscal.

Publicidade

Desbloqueio

A polícia fará contato com o proprietário caso o celular roubado seja encontrado. Nessas situações, a autoridade solicitará à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o desbloqueio do aparelho e o dono poderá retirá-lo no local.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.