Cidade apura se geladeira desligada pode ter causado perda de vacinas
Caso aconteceu em Cristália (MG), onde funcionária encontrou refrigerador desligado; doses de imunizantes serão analisadas
Minas Gerais|Núbia Roberto, da RecordTV Minas

O refrigerador que guardava vacinas contra a covid-19 na secretaria de saúde de Cristália, a 580 km de Belo Horizonte, apresentou um problema no termostato e, com isso, 69 doses de imunizantes contra a doença podem ter perdido a eficácia. A geladeira também guardava doses de todas as outras vacinas utilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade.
As doses serão encaminhadas à Secretaria de Estado de Saúde e devem ser analisadas para saber se ainda estão em condições de uso.
Até o momento, de acordo com dados do Vacinômetro, do Governo de Minas, 90 pessoas do grupo prioritário receberam a primeira dose da vacina e 18 pessoas receberam as duas doses. Cristália tem cerca de 6 mil habitantes.
A Prefeitura de Cristália afirmou, por meio de nota, que uma funcionária responsável pela sala de vacinação encontrou a geladeira com o termostato desligado. O fato foi comunicado à secretária de saúde do município, que entrou em contato com a Unidade Regional de Saúde para informar sobre o fato.
Leia também
De acordo com a prefeitura, a secretaria de saúde foi orientada a encaminhar o formulário para avaliação de imunobiológicos sob suspeita e aguardar o parecer técnico para apurar se as vacinas ainda estão em condição de uso.
Um boletim de ocorrência fio registrado junto à Polícia Militar e o caso será investigado pela pasta.
Igarapé
Caso seja confirmado que as doses dos imunizantes foram perdidos, este será o segundo caso envolvendo perda de doses por problemas no refrigerador. No dia 15 de fevereiro, a Prefeitura de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, confirmou a perda de 229 doses de vacinas contra a covid-19, além de imunizantes para outras doenças devido ao mesmo problema.
As doses foram repostas pelo Governo de Minas para que a cidade dê sequência à imunização dos grupos prioritários.
















