Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Com taxa de infecção igual à de Minas, BH estaria em "lockdown"

Capital mineira monitora a taxa de infecção por contaminado para planejar a retomada da economia; secretário estadual diz que taxa vem caindo em MG

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Taxa de infecção por contaminado é um dos indicadores para a flexibilização
Taxa de infecção por contaminado é um dos indicadores para a flexibilização

Um dos índices avaliados pelos gestores de saúde para tomar decisões relacionadas ao controle da covid-19 é a chamada Rt (taxa de infecção por contaminado).

Este indicador mede quantas pessoas um infectado pelo novo coronavírus consegue contaminar. Quanto mais próximo de 1, menor o número de contágios.

Em Belo Horizonte, a Rt é de 1,09 — conforme boletim de monitoramento divulgado pela prefeitura na última sexta-feira (22). Em todo o Estado, segundo o secretário Carlos Eduardo Amaral, o índice é de 1,20. 

BH libera shoppings populares, lojas e salão de beleza na segunda (25)


Se a capital mineira tivesse o mesmo índice de Minas Gerais, BH estaria muito longe de ampliar a abertura do comércio. Ao contrário, muito provavelmente, a prefeitura decretaria "lockdown", na cidade, restringindo a circulação de pessoas e o funcionamento dos estabelecimentos. 

Indicador


A taxa de infecção por contaminado vem caindo, tanto em Belo Horizonte como no Estado de Minas Gerais, como um todo. Na capital mineira, a Rt no início do mês de maio estava em torno de 1,23 e, na última sexta-feira (22) chegou a 1,09. Esse é um dos indicadores usados pela prefeitura para determinar a retomada de atividade econômica na capital. 

Leia também

Segundo o Executivo municipal, com uma taxa de infecção por contaminado acima de 1,20, o município poderá retroceder na flexibilização do isolamento social. Com 1.316 casos confirmados até o fim da semana passada, a Prefeitura de Belo Horizonte, projeta 6.000 casos a mais, nos próximos dois meses, caso a Rt seja igual a 1,20. Caso mantenha a taxa atual, a projeção é de 3,2 mil casos. 


Com uma Rt de 1,24, Minas Gerais tem um indicador pior que o da capital mineira. No entanto, o indicador é comemorado pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. 

— É uma taxa que, para nós, mostra a eficiencia das medidas de isolamento que tomamos até agora. O ideal seria por volta de 1, mas, perto do que foi o início da epidemia, em que tinhamos em torno de 4,5, estamos com uma taxa muito bem controlada. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.