Data da volta do comércio em BH vai ser definida até o fim da semana

Prefeito Alexandre Kalil disse que decisão vai depender da quantidade de casos de covid-19; caso situação fique ruim, lockdown pode ser decretado

Kalil pediu para população "apertar os cintos"

Kalil pediu para população "apertar os cintos"

Natália Jael / Record TV Minas

A prefeitura de Belo Horizonte vai decidir até esta sexta-feira (22) se o comércio da cidade vai começar a ser reaberto, de fato, na próxima segunda-feira (25).

A data da flexibilização do isolamento social já vem sendo especulada pela equipe desde o mês de abril.

O prefeito Alexandre Kalil (PSD), contudo, disse em coletiva, na tarde desta segunda-feira (18), que a confirmação vai depender da quantidade de casos de covid-19 registrada até o fim desta semana.

Kalil não esclareceu qual número serviria para barrar a retomada da economia, mas disse que a decisão vai seguir os critérios estabelecidos pelo comitê de médicos que monitoram a proliferação da doença na cidade.

Ainda segundo o prefeito, caso os especialistas percebam que a situação não está controlada, o município pode decretar um lockdown, que é o fechamento quase total da cidade, em que os moradores são proibidos de saírem às ruas.

Para Kalil, a reabertura de BH depende do comportamento da população, que tem, segundo ele, relaxado com as medidas de isolamento nos últimos dias.

— Apertem o cinto, fiquem em casa, porque teremos chance de começar uma flexibilização gradual em Belo Horizonte