Minas Gerais Defesa Civil renova alerta para deslizamentos em BH até segunda

Defesa Civil renova alerta para deslizamentos em BH até segunda

Todas as nove regionais da capital têm "risco geológico alto"; com 20 dias, este mês é o outubro mais chuvoso de BH desde 2009

Alerta vale até semana que vem

Alerta vale até semana que vem

Reprodução / Record TV Minas

A Defesa Civil de Belo Horizonte renovou, nesta quarta-feira (20), o alerta de risco geológico para todas as regiões da capital mineira. A medida, que valia até hoje, foi estendida até a próxima segunda-feira (25).

Na última segunda (18), a capital registrou o dia mais chuvoso da história para um mês de outubro. Com o acumulado das chuvas, o solo ficou mais úmido e propício para deslizamentos, desabamentos e desmoronamentos.

O alerta de risco geológico "alto" para todas as nove regionais da capital mineira é válido até o início da próxima semana, mas pode ser renovado novamente pelas autoridades.

O órgão pede para que a população entre em contato pelo telefone 199 caso observe trincas em paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco ou inclinação de postes e árvores.

Chuva em BH

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), este mês é o outubro mais chuvoso dos últimos 11 anos em BH, mesmo faltando 11 dias para a chegada de novembro. Em apenas 20 dias, a capital registrou um volume de 208,2 milímetros de chuva, o dobro da média esperada para o mês, de 104,7 milímetros.

Segundo o órgão, a previsão é que Belo Horizonte continue registrando pancadas de chuva, pelo menos, até sexta-feira (22). No sábado (23), o céu deve ficar nublado e com menos possibilidade de precipitação. Já no domingo (24), a nebulosidade aumenta, assim como as chances de chuva.

​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas