Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Escola ameaçada por barragem está sem aulas há mais de um mês

Escola Municipal Rubem Costa Lima está fechada desde que sirene da barragem foi acionada; novo imóvel foi providenciado pela prefeitura

Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*, com Kiuane Rodrigues da Record Tv Minas.

Alunos estão há mais de 20 dias sem aulas
Alunos estão há mais de 20 dias sem aulas

A Escola Municipal Rubem Costa Lima, em Macacos, no distrito de Nova Lima, está com as aulas suspensas desde o dia 16 de fevereiro. A medida foi tomada porque a instituição fica dentro da ZAS (Zona de Autossalvamento) de uma barragem da Vale.

De acordo com a enfermeira Melinda Neves Borges, os pais dos alunos junto ao poder público, decidiram não mandar as crianças para a escola e acordaram por um espaço provisório. O local escolhido, já está com parte da estrutura pronta mas, por estar fechado desde 2017, precisa de alguns cuidados.

— Desde que a sirene tocou, os pais não se sentem seguros para trazer as crianças para a escola. Então foi acordado em uma assembléia que seria feito uma obra em uma escola provisória. A prefeitura e a Vale acordaram com a comunidade mas, nada foi feito.

O período sem aulas prejudica o ano letivo dos estudantes e a rotina dos responsáveis. Segundo a professora Fernanda Tula, a demora está fazendo com que crianças sejam transferidas para outras instituições.


— Todos querem voltar às aulas, mas temos insegurança. Com essa demora as pessoas já estão entrando em desespero. As mães estão transferindo as crianças para outras escolas, ou seja, turmas que estavam juntas desde o maternal estão sendo desfeitas.

A reportagem entrou em contato com a Vale e aguarda posicionamento da mineradora sobre a situação da escola provisória. 

*Estagiária do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli

Leia também

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.