Minas Gerais Escolas municipais de BH reabrem hoje após mais de 1 ano fechadas

Escolas municipais de BH reabrem hoje após mais de 1 ano fechadas

Parte dos professores anunciou greve e afirma que irá manter apenas atividades remotas; sindicato estima 60% de paralisação

Escolas devem seguir protocolo de segurança

Escolas devem seguir protocolo de segurança

Reprodução / Record TV Minas

As escolas municipais de Belo Horizonte retomam as aulas presenciais para crianças de 0 a 5 anos, nesta segunda-feira (3), após 13 meses fechadas em função da pandemia de covid-19.

O retorno acontece em meio a uma greve de professores anunciada na última semana. A categoria defende que não há segurança sanitária para voltar às atividades dentro dos colégios. O Sind-Rede/BH (Sindicato dos trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte) estiva que 60% da categoria aderiu ao movimento e vai manter apenas o serviço remoto que já era oferecido.

A prefeitura ainda não comentou sobre a greve. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 10% dos colégios que atendem crianças com até 5 anos ainda não devem funcionar nesta segunda-feira uma vez que estão "finalizando as adequações para a garantia da segurança e do melhor atendimento". O órgão, contudo, não informou quais unidades permanecem fechadas.

Leia também: Nova Lima (MG) libera volta às aulas gradual a partir de maio

A presença em sala de aula não será obrigatória. As famílias que não se sentirem seguras em mandar os filhos irão continuar recebendo atividades em casa. As escolas também não vão poder receber todos os alunos ao mesmo tempo. Cada unidade deverá fazer um rodízio, liberando no máximo 12 estudantes por sala, desde que seja respeitada a distância mínima de 2 metros entre as mesas. O guia completo de segurança está disponível neste link.

Nos colégios estaduais ainda não há previsão de retorno das atividades. Embora a rede atenda os alunos maiores, ainda não contemplados pela reabertura de Belo Horizonte, uma decisão judicial impede a retomada nas escolas do Governo de Minas.

Escolas particulares

As escolas particulares da cidade reabriram no último dia 26 de abril. O sindicato que representa a categoria acredita que as 20% que ainda estavam em adaptação também devem retomar as atividades nesta segunda-feira (3).

As regras de prevenção contra a covid-19 são as mesmas da rede pública. E, da mesma forma, as aulas só estão liberadas para os alunos de 0 a 5 anos.

Últimas