Logo R7.com
RecordPlus
‌

Ex-funcionário de empresa de vidros ganha indenização por causa de câmeras instaladas em vestiário

Trabalhador irá ganhar R$ 5 mil

Minas Gerais|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

Um ex-funcionário de uma empresa de vidros mineira irá receber R$ 5 mil de indenização por danos morais por terem sido instaladas câmeras no vestiário do seu antigo local de trabalho. A decisão é da 7ª Turma do TRT-MG (Tribunal Regional do Trabalho), que acompanhou o voto do relator, juiz convocado Márcio Toledo Gonçalves.

Para o julgador, a empresa desrespeitou a intimidade e a privacidade do trabalhador, que acabou sofrendo dano moral indenizável.

‌

Leia mais notícias no R7 MG

Na ação, foi demonstrado que as câmeras apenas registravam imagens referentes às áreas destinadas aos escaninhos, não focando os ambientes destinados aos lavatórios e às instalações sanitárias e duchas. Mas, ao analisar o caso, o juiz de 1º Grau não viu qualquer mal nessa conduta, registrando que a instalação das câmeras não buscou violar a dignidade do empregado. Para o juiz de 1º Grau, o objetivo da empresa foi apenas preservar o patrimônio do trabalhador, razão pela qual ele julgou improcedente o pedido de indenização. Entretanto, o relator do recurso entendeu de forma diferente. Para ele, pouco importa que as câmeras se dirijam apenas aos escaninhos. O simples fato de se tratar de um vestiário é motivo suficiente para se reconhecer a violação à intimidade dos empregados.

‌

Conforme ponderou o magistrado, trata-se de um ambiente privado e reservado, no qual o respeito à intimidade do empregado deve prevalecer. No seu entender, esta violação somente não aconteceria se os escaninhos estivessem situados em local diverso, separado do vestiário, o que não é o caso.

* Com informações do TRT

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.