FAB vai investigar incidente com avião que parou aeroporto em MG
Aeronave tinha saído do aeroporto de Guarulhos (SP). Aeroporto de Confins (MG) ficou fechado e mais de 100 voos foram cancelados nesta quinta
Minas Gerais|Márcio Neves, do R7
Uma equipe de investigadores do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da FAB (Força Aérea Brasileira) vai apurar as causas do incidente com uma aeronave Boeing da companhia aérea Latam que fez um pouso de emergênciae ocasionou o fechamento do aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira(20).
Leia mais: 'Estamos sem sistema elétrico', diz piloto que fez pouso de emergência
O aeroporto foi liberado parcialmente para aeronaves de pequeno porte por volta de 12h, entretanto, 135 voos foram afetados.
"O início dos trabalhos consiste no levantamento de dados e de evidências: os investigadores fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas e reúnem documentos", afirmou a Força Aérea por meio de nota, reforçando que o objetivo da investigação realizada pelo órgão é para prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.
A aeronave um Boeing 777-300, prefixo PT-MUG, tinha saído do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e teria como destino Londres, na Inglaterra e transportava cerca de 300 passageiros.
Leia mais: Pneus para avião que fez pouso emergencial chegam em Confins
Segundo mensagens de aúdio que registraram a comunicação dos pilotos com a torre de controle, o avião estava com problemas elétricos, e que esta falha havia prejudicado também o sistema que permite liberar combustível do avião para diminuir o peso da aeronave. Em um pouso de emergência, é um procedimento dos pilotos liberar combustível fazendo com que a aeronave fique mais leve para o pouso.
Leia também
Avião que fez pouso de emergência transmitiu velocidade anormal
Pneus para avião que fez pouso emergencial chegam em Confins
Fechamento de Confins: passageiros viajam em micro-ônibus
MG: Infraero libera Pampulha após pouso de emergência interditar pista de Confins
'Piloto foi um herói', diz passageira após pouso de emergência em MG
Devido a força necessária para parar o avião, no momento em que ela tocou o chão, os freios doa avião teriam superaquecidos e se esvaziado e equipes de emergência do aeroporto de Confins lançaram uma espuma para resfriar o sistema e evitar que ocorresse um incêndio.
"Por se tratar de um voo internacional em início da viagem, a aeronave realizou um pouso com peso acima da média, [...] ocasionando um aquecimento dos freios durante o pouso. A aeronave parou com total segurança no meio da pista e sem ultrapassar os limites de sua extensão", esclareceu a Latam por meio de nota.
Após o pouso de emergência, os passageiros desembarcaram normalmente e ninguém ficou ferido. Segundo a companhia, os passageiros receberam assistência e foram encaminhados para um hotel na região.
O Cenipa espera concluir as investigações no menor tempo possível e a Latam informou que "está colaborando nas investigações".