Governador Romeu Zema anuncia repasse de verbas às prefeituras
Pagamento referente ao mês de fevereiro será feito em até dez dias; Zema fez anúncio em reunião com prefeitos em Varginha
Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7
Em reunião com prefeitos mineiros nesta quinta-feria (24), o governador Romeu Zema (Novo) anunciou que vai fazer os repasses relativos ao mês de fevereiro para as prefeituras em até dez dias. O comunicado foi feito durante agenda em Varginha, a 320 quilômetros de Belo Horizonte.
Durante o seu discurso, Zema assumiu o compromisso que o repasse será feito sem atrasos: "Em até dez dias nós faremos os repasses para os municípios sem atraso. Essa, com toda certeza, é uma notícia muito desejada pelos prefeitos porque, nos últimos anos, isso praticamente não aconteceu. E nós estamos assumindo esse compromisso extremamente difícil porque vamos fazer um esforço enorme para equilibrar as contas".
No encontro, o governador ainda pediu apoio aos administradores municipais em relação à volta das aulas para não prejudicar o calendário escolar. De acordo com Zema, o repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) referente a essa gestão está em dia. "Preciso muito do apoio de vocês na questão de reiniciarmos as aulas. Sei que alguns prefeitos estavam com dificuldade, mas o Fundeb está em dia. Vamos trabalhar intensamente para que as aulas comecem e que nenhum aluno seja prejudicado", enfatizou o político.
Leia também: Ano letivo para escolas estaduais de MG começará no dia 7 de fevereiro
Em reunião realizada na última segunda-feira (21), a AMM (Associação de Municípios Mineiros) anunciou que cerca de 343 das cidades atrasarão o início das aulas das escolas municipais devido à falta de dinheiro. A previsão é que o ano letivo comece no dia 11 de março. A associação informou que ainda não vai se posicionar sobre o comunicado de Zema, pois ainda não foi oficializado.