Governo avalia não ser necessário adotar lockdown atualmente em MG
Representante da Secretaria de Saúde afirma que a adesão ao isolamento social e a criação de novos leitos contribuem para o resultado
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O Governo de Minas Gerais avalia que, atualmente, não é necessário adotar um lockdown em nenhuma região do Estado. Na prática, o termo se refere a um fechamento quase total das cidades, em que os moradores são proibidos de sair de casa.
A informação foi divulgada pelo chefe de gabinete da SES (Secretaria de Estado de Saúde), João Pinho, durante coletiva na tarde desta sexta-feira (17). O representante do Governo Estadual explica que a adesão ao isolamento social e o resultado de estratégias adotadas pelo poder público foram cruciais para evitar a quarentena mais severa neste momento.
— A criação de novos leitos e o número da incidência [de novos casos de covid-19] não nos colocam em uma necessidade imediata de lockdown. Se continuarmos com as medidas atuais, abrindo leitos, termos uma ocupação que não seja de exaustão do sistema de saúde e com a postura adequada quanto sociedade, a gente espera não necessitar dessa ferramenta.
Caso o cenário mude e os indicadores saiam do controle em alguma região, o governo terá um plano de lockdown para ser adotado. Segundo Pinho, o documento está em fase final de elaboração.
Aumento de casos
Segundo o Governo de Minas, o Estado chegou à semana em que deveria apresentar o maior número de novos casos da doença. A expectativa inicial é que o volume começasse reduzir logo em seguida, caracterizando um pico.
Leia também: Zema promete aulas presenciais no 2º semestre de 2020
Os indicadores apontam, no entanto, os novos registros estão se mantendo em um patamar elevado, sem oscilar, o que representa o chamado platô.
Em entrevista ao R7, Amaral já destacou que calcula ter em Minas Gerais vários aumentos e diminuições no número de novos casos, pelo menos, até meados de 2021.